sexta-feira, 29 de março de 2013

E depois de meses na fila, Mermail finalmente vence um YCS

A Abysslinde ficou com uma cara de Jucyllene nessa foto...

E daí que é Sexta-Feira Santa? Eu vou falar de cartinha do Satanás e pronto!
E daí que já é páscoa? Eu vou falar do YCS e pronto!



Pois é esse post nem eu planejava, mas me meti numa enrascada. Enquanto haviam informações de 300 Mermails no YCS eu tava lá falando pro Vitor que Mermail não podia ganhar esse campeonato, porque eles já estavam caros demais e impossíveis de achar, e se isso acontecesse o Big Eye subiria pra uns 200 dólares. Nisso eu fiz uma aposta de que se Mermail ganhasse eu iria fazer um post, e como vocês podem perceber eu perdi.

 "Mas Bruno seu inadimplente, e aquele seu post atrasado que você tá prometendo desde o comecinho do ano?"

 _|_¬¬  Aquele post tá tão atrasado que tudo o que eu ia falar nele os outros blogs já falaram ou vocês já sentiram na pele, e o pior é que eu tenho várias imagens ilustrativas, prints e o post já tá até começado! Quem sabe um dia eu tome vergonha na cara tenha paciência e o retome. Mas enfim dessa vez eu decidi falar sobre o YCS porque ainda tá quente a notícia é o primeiro campeonato grande que Mermail ganha no TCG e como vocês sabem esse é o meu deck favorito havia muita expectativa sobre o desempenho deles no Metagame e pela primeira vez eles mostraram resultado.

Como agora eu ando muito sem tempo eu decidi fazer uma coisa mais sucinta, rapidinha e com menos texto, então ao invés de ficar escrevendo sobre cada detalhe eu usei dessa vez de verdade o conceito de que uma imagem vale mais do que 1000 palavras e resumi tudo em uma imagem que descreve perfeitamente este YCS com a minha opinião a respeito:


http://www.youtube.com/watch?v=ikzC29rV75A

Pois é pessoal é só isso mesmo AÍ ESTÁ O SEU POST VITU! pouca coisa só pra falar que postei. Sintam se livres para comentar e até a próxima!






















...








HAHA! ENGANEI VOCÊS! É claro que era mentira, não existe um post meu com menos de 6 parágrafos, então eu não podia deixar vocês só com aquilo, ainda mais tratando-se de Mermail. Por isso eu decidi preencher este post com uma pequena análise minha sobre o deck do Oscar e listar as 5 principais techs que o levaram a vitória, mas lembrando que o que o levou a vitória mesmo foi a habilidade dele e a sorte.

Olhando as outras builds Mono Mermail (Ai que chique!) que toparam eu percebi que todos tinham muita coisa em comum e que as alterações feita nelas em relação à do Jeff/Billy foram quase que as mesmas, a diferença ficou mesmo no que cada jogador se acostumou mais a jogar. Vamos começar pela decklist: 

Vocês me forçam a entrar no Duelling Network pra dar print.



Monsters: 26

[3] Atlantean Dragoons
[2] Atlantean Heavy Infantry
[3] Atlantean Marksman
[3] Deep Sea Diva
[2] Mermail Abyssgunde
[1] Mermail Abyssleed
[3] Mermail Abysslinde
[3] Mermail Abyssmegalo
[3] Mermail Abysspike
[3] Mermail Abyssteus

Spells: [8]

[1] Dark Hole
[1] Heavy Storm
[1] Mind Control
[1] Monster Reborn
[3] Mystical Space Typhoon
[1] Pot of Avarice

Traps: [6]

[3] Abyss-Sphere
[1] Abyss-Squall
[2] Royal Decree

Side Deck:

[1] Gorz the Emissary of Darkness
[3] Maxx "C'
[2] Snowman Eater
[2] Soul Taker
[2] Debunk
[2] Dust Tornado
[2] Mind Crush
[1] Mirror Force

Extra Deck:

[1] Ally of Justice Catastor
[1] Armory Arm
[1] Black Rose Dragon
[1] Dewloren, Tiger King of the Ice Barrier
[1] Scrap Dragon
[1] T.G. Hyper Librarian
[1] Abyss Dweller
[1] Bahamut Shark
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[2] Mermail Abyssgaios
[1] Mermail Abysstrite
[1] Number 11: Big Eye
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Wind-Up Zenmaines


Quando o Jeff Jones e o Billy Brake foram pro YCS de Miami usando o "Mono Mermail", eles contaram com o fator surpresa já que quase ninguém tava usando esse estilo e não sabia muito bem como lidar com aquelas situações. Por isso eles se focaram nos combos geradores de Abyssgaios ou OTK, ou seja o deck tinha bem menos defesa, era uma coisa muito agressiva e impulsiva. Agora que o pessoal já manja os jogadores precisaram fazer algumas alterações pra que ficasse um pouco mais controlador e que se virasse bem nas mais diversas situações e foram as mais importantes que eu listei:

BahamutShark-ABYR-EN-ScR-1E   MermailAbysstrite-CBLZ-EN-SR-1E

5- Bahamut Shark feat. Abysstrite

Eu particularmente não acho ele mais necessário do que um Gungnir ou Mist Wurm, mas muita gente tava usando e deu certo. O caso do Bahamut é o seguinte, ele é muito sólido e cai como uma luva em algumas situações, primeiro é o ATK 2600 pra um rank 4 é altíssimo, bate Stardust, bate Leviathan, bate Utopia, bate Tiger King, bate Evolzar, bate Megalo, bate uma porrada de monstros só o ataque dele já é o suficiente pra usá-lo. Mas a coisa fica muito mais interessante quando ele é usado com a Abysstrite, isso dá uma bela de uma utilidade pro efeito dele e ainda dá pra combar com o Dragoons. O mais legal é que ele pode atacar e ativar o efeito na MP2 e assim caso o cara tenha uma chance de vitória você vai ter proteção com a Abysstrite. Mesmo assim eu ainda acho Temtempo e Mist Wurm mais versáteis, mas como tinha muita mirror match, Bahamut feat. Abysstrite foi uma boa esolha.

AtlanteanHeavyInfantry-SDRE-EN-C-1E

4- 2º Heavy Infantry

Quando o perguntaram ao Billy Brake por que ele e o Jeff Jones estavam usando somente um Heavy Infantry, eles responderam que era porque o Infanry era uma carta pobre e não fazia muita coisa, e acabava que quando eles jogavam ele era a única carta que eles não queriam puxar porque ele ficava só pra fazer combo com a Diva. Essa situação mudou porque agora o pessoal conhece o estilo do deck portanto fica mais difícil fazer um OTK ou deixar um Gaios por muito tempo no campo então você precisa ter um pouco mais de controle, jogar um pouco mais tranquilo, e um segundo Infantry e necessário pra que isso ocorra. Talvez eu não consigo explicar com muita clareza mas na prática isso fica bem visível, quando você usa um Infantry pra descarte, não tem outro pra fazer combo e vice versa, e com um só até funciona quando ninguém conhece o deck, mas quando o cara já sabe como contornar a situação o Infantry se torna muito mais necessário. E outra, contra Fire Fist ele é muito bom porque eles usam poucos monstros, então quanto mais você for limitando a quantidade deles mais difícil fica pro cara virar, fora que também dá pra tirar Gaios/Big Eye da discórdia na hora da Mirror Match.

MindControl-LCYW-EN-UR-1E

3- Mind Controll

Essa nem parece tão importante assim porque muita gente já usava ela de Main Deck, mas na minha opinião pra esse torneio ela foi uma das melhores escolhas. Se você fosse fazer em qualquer loja gringa online e procurasse Abyssmegalo você ia ver que eles estavam sempre em falta e as vezes custando o dobro do preço, ou seja, era óbvio que ia chover Mermail, e essa carta na Mirror Match de Mermail é especial. Imagine só, você rouba o Gaios do cara e tributa ele com o effeito do Megalo, ou rouba o Leed dele e usa pra fazer um Gaios/Big Eye, e quem sabe aquela Linde safada e usa pra fazer Leviathan, ou o melhor de todos, rouba o Dragoons do cara pra fazer um Dweller. Fora que também dá pra fazer o mesmo roubando os Bears do oponente. Enfim, Mind Control foi uma das melhores escolhas para o Main Deck nesse campeonato e com certeza ajudou na hora da Mirror Match, creio que foi mais útil que a Solemn Judgment.

SoulTaker-LCYW-EN-C-1E   DebunkEXVC-EN-SR-1E

2- Side Deck bem pensado

O Side Deck do Oscar foi pra basicamente duas coisas: Macro Rabbit e Mermail. Mas ele tomou o cuidado de escolher techs que fossem úteis pra outras coisas e que também não prejudicassem o deck. Teve o Maxx "C" que é bom pra Mirror Match mas também é muito bom contra os Six Samurais ousados, os Machines e os Wind-Ups remanescentes. Teve o Snowman Eater que é bom contra Macro Rbbit mas também funciona contra HERO, a Debunk que para Hand Trap mas é boa na Mirror Match e contra Dark World. E principalmente teve a Soul Taker que é boa contra HEROes, Macro Rabbit e Chaos Dragons e ainda mata os principais inimigos deck, Rai-Oh e Banisher of the Radiance, este último que é o side mais eficiente pra Mermail que existe, foi muito usado nesse campeonato. Já Mind Crush e Dust Tornado são boas contra quase tudo e são presenças quase que obrigatórias, enquanto que Gorz e Mirror Force são uma escolha mais pessoal dele pra adicionar defesa. Analisando esse Side dá pra perceber que ele fez um belo Meta Call e conseguiu muita vantagem em relação a grande maioria, e esse só não o principal motivo pela vitória dele porque teve uma mudança no Main Deck que influenciou ainda mais...

RoyalDecree-LCYW-EN-UR-1E

1- Royal Decree no Main Deck

Essa é uma daquelas mudanças que a primeira vista você fala "WTF?!" e quando você para pra analisar você vê que faz muito sentido e nesse caso, fez muuita diferença. Eu não sei se é consequência da Warning limitada ou se é insegurança com o formato ainda, mas o pessoal tava usando muita Trap, teve um Fire Fist que usava 12 monstros, ou melhor 10 porque a Tour Guide não conta, aliás foi praticamente 5 monstros porque tem Rescue Rabit, Tenki. E não foi só Fire Fist, quase todos estavam usando no mínimo umas 12 traps que na maioria dos casos não eram somente um reforço ou uma defesa, faziam parte da estratégia principal do deck e eram extremamente necessárias. Muita Mirror Force, muita Call of the Haunted, muita Fiendish Chain, muita Evacuation, muita Starlight... Portanto, Royal Decree fez um belo de um estrago, diferente do formato passado onde havia meio que uma quantidade razoável e você perder uma ou duas não fazia tanta diferença assim. Dessa forma ele deu um jeito nos Macro Rabbit, nos Fire Fist, e nos Mermails que apesar de não aparentar dependem bastante das "Abyss-" Traps seja como defesa, seja como parte da estratégia. Usá-las de Main Deck ao invés de Side foi o que fez a diferença, porque ele deve ter pego muita gente de surpresa no Game 1 negando as defesas enquanto no Game 2 ele já podia se ajustar, ou seja, ela era uma maneira de garantir a Match. Pra mim essa foi com certeza a escolha mais importante pra esse torneio.



Então gente, eu vou ficando por aqui (agora é sério) espero que tenham gostado do post e se acharem algum erro ou descordarem de algum ponto é só comentarem, se quiserem criticar ou complementar com alguma coisa idem, e se quiserem me trollar ou qualquer outra coisa é só colar essa imagem no comentário:

Homenagem pra vc Duda :)

Ah e mais um recado pessoal, segue lá o twitter do blog , é super bafônico e sempre que dá eu dou uma atualizada lá ou deixo algumas coisas legais por lá, o link é esse: @YuGiEra, e se você ainda não criou um twitter toma vergonha na cara e para de ser preguiçoso porque não demora nem 5 minutos, é o tempo do admin chegar na sala do DN pra resolver o barraco. 

Bom gente até mais!

5 comentários:

Henrique disse...

Ótimo post Bruno!

Concordo com você em tudo.

Ousadia e OTK Forever! HSAUSHUAA

Bruno Gutierres disse...

Ousadia e OTK, porque a vida é feita de maços...


OBG Henrique

Anônimo disse...

Ainda serei um puta redator que nem vc cara, pqp, sempre me inspiro em postagens assim para tirar algo de bom do meu pouco conhecimento do jogo. Realmente Decree de main foi uma sacada FODÁSTICÁ, com dois acentos. Achei rebund meio tarde nesse formato, é uma carta que eu acreditava muito em sides e era minha arma especial contra MUITOS decks desse formato, junto com ... prefiro n comentar. Mais uma postage foda sua. Parabéns véi.

Uma sugestão de postagem que eu queria muito que fosse feita por vc pelo ótimo jeito que transmite suas ideias é a famosa diferença entre o meta do brasil e o meta do USA ou europeu, que sim, tem uma diferença fatal.

#L.G com preguiça de logar.

Bruno Gutierres disse...

E quando eu estava chorando no cantinho por causa do fracasso do post eu venho e leio um comentário desses... Nossa to chorando de emoção com esse comentário t_*

Muito obrigado L.G. é esse tipo de coisa é o que faz eu querer continuar fazendo posts e trabalhando no blog, mesmo tendo que tirar tempo do rabo pra fazer isso.

Quanto ao post sobre o meta do Brasil aí complica... Não tenho tanta experiência assim pra falar esse tipo de coisa portanto ... Prefiro não comentaaaar, mas posso recomendar alguns tópicos do Shadow Realms, o pessoal lá manja bastante e já compete há muito tempo então com certeza vão te ajudar nisso, até porque o meta aqui varia de região pra região.

Tem lugar que o pessoal joga mais de anti-meta em outros o pessoal joga mais de controle, aliás isso parece ser uma tendência aqui no Brasil, mas ainda assim varia bastante de região pra região. Por isso que na hora de sidear e preparar o main você precisa ver bem com o que o pessoal joga na região em que você vai competir, as vezes tem mais tier 2 do que tier 1. Pra eu fazer um post desses só daqui uns dois anos kkkkkkk

LG disse...

ah, blz então. Falando em SR, eu criei uma conta lá ontem e to começando a ver postagens de lá dos caras, e sim eles são de grande ajuda. Nem precisou fazer a sugestão de postagem, conseguiu me ajudar bastante já, de novo o/

Acessos até agora