quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sideando - Macro Rabbit

Quem foi o - mentalmente - debilitado que escolhera essa imagem? Sirs e Ladys, alguns minutos por favor,
Obrigado.

Hoje nos desviaremos um pouco dos - quase - tradicionais META Deck's para um assunto que eu particularmente acho muito mais importante.
O momento de "sidear" seu Deck para melhor enfrentar vossos adversários, assim aumentando - e muito - as chances de vitória.  Por causa disso decidi falar, hoje, de um dos Decks mais consistentes do formato, o Macro Rabbit.

Primeiro vamos falar da definição de Side Deck: Side Deck é o Deck auxiliar, ou seja, o Deck a qual você recorre em busca de ajuda a partir do segundo jogo (ou como eu chamarei nos próximos artigos, middle game) da Match.
A definição por si só já demonstra o quão vital é essa "plataforma auxiliar", já que ela permite que um Deck não tão forte possa vencer uma Build, até então, superior. 


Todos os direitos reservados a DuelingNetwok.com

Com a definição de Side Deck em mente, temos que também pensar em campo otimizar os resultados do mesmo. As formas de o fazer são variáveis,  assim como os jogadores, mas a alguns aspectos que sempre se mantém comuns para a melhora do Side Deck, seja porquê são populares, ou por serem mais efetivos, elas vencem o tempo.

Lembrando que por não ter experiencia em jogo real, vou apenas dar dicas referentes ao jogo virtual

Os principais pontos a serem observados no momento de construir um Side Deck genérico, são: 
- Saber o resultado dos últimos torneios com relevância, como "Nacionais" e Yu-Gi-Oh! Championship (YCS).
- Ter conhecimento sobre o que ocorre no OCG (Official Card Game), que podem ser vistos através Shriek OCG (apesar deste ultimo não ser tão necessário).
- Saber se seu Deck tem grandes ponto fracos, e se o tiver, os rebater utilizando o próprio Deck auxiliar.

Já que neste série de artigos - se não for almejar muito esperar que eu consiga fazer mais do que um - vamos ver como combater Decks específicos que estejam infectando o TCG ou o Dueling Network, descartaremos, ao menos para estes artigos, a existência do "terceiro ponto".

A primeira coisa, no momento de "sidear", à se prestar atenção é quem vai sacar a primeira mão do duelo (o que é muito importante em basicamente todas as matchs), pois isso pode mudar dramaticamente a utilidade de algumas cartas. Um exemplo é Chain Disappearance, uma carta ótima contra a plataformas Rabbit variants, mas que se o seu oponente começar um duelo e já conseguir consolidar um Evolzar Laggia em campo, pode não gerar o que foi originalmente planejado para ela.


Chain Disappearance

Isso não quer dizer que Chain Disappearance é uma carta que não deva ser passada para o Main Deck caso o oponente comesse o duelo, mas sim que não deve-se colocar um número excessivo delas, pois pode acabar por se tornar uma dead draw (carta ruim na mão, para o momento) e tirar espaço de uma carta que fazia parte da estratégia principal de sua plataforma.
Outra coisa importante a se dizer antes de partirmos para a parte principal do texto, é que você deve "tabelar" a entrada e saída de cartas. Ou seja, ter, previamente, planejado as cartas do seu Main Deck que saírão, quais do Side Deck entrarão entre outras coisas, para que assim, você maximize o uso de seu Deck auxiliar sem prejudicar o comportamento base do Deck principal. Logicamente, esses esquemas variam de Deck para Deck que vai ser enfrentado e não deve ser tratado como lei, visto que, algumas vezes mudanças precisam ser feitas. 

Agora que já temos uma noção de como lidar com o Side Deck, e como se comportar para que as mudanças no Main Deck sejam maximizadas, vamos fazer uma pequena análise da plataforma alvo deste artigo: Macro Rabbit.


Montagem desprovida de qualidade

O Macro Rabbit é um Deck control (baseado em controlar o jogo) que estava um tanto quanto apagado, em relação ao Meta, mas por uma série de motivos voltou a tona durante o YCS Barcelona nas mãos do jogador Jack Bruun, e após um dia, o Deck estava infestando o DN.
Os motivos de tanta influência são, na minha opinião, o fato do YCS Barcelona ter sido o ultimo do ano e a habilidade da Build em travar os principais Decks da atualidade.

A primeira coisa que percebe-se ao jogar contra este Deck, é o fato do mesmo ter um controle incrivelmente forte sobre o campo. Isso se deve ao alto número de trap-cards - geralmente um número entre 11 e 15 - e a quase incessante presença dos Evolzar.
Isso faz com que o Deck seja exponencialmente  difícil de se lidar durante o "open game" (primeiro jogo da match) para a maioria dos Decks. 

Felizmente, a não ser que seu tenha uma fraqueza excepcional para com o Side Deck, o adversário não terá uma arma no Side capaz de lhe vencer com mais facilidade, já que grande parte da defesa se encontra no Main Deck.

Infelizmente, o seu Side também atingira o adversário com dificuldade, com exceção de algumas cartas em particular, já que se trata de um Deck muito consistente.

Bottomless Trap HoleChain DisappearanceDust TornadoEffect Veiler, Gozen Match, Imperial Iron WallRoyal Decree e Rivalry of Warlords. Essas são as principais cartas - genéricas - que podem compor um Side contra Macro Rabbit, mas cartas como Dimensional Prison, Snowman Eater, Soul Taker e Thunder King Rai-Oh também podem ser utilizadas, visto que são cartas um tanto quanto comuns quando o assunto é Side Deck.

Ao analisar essas cartas coletivamente, notamos que elas se dividem basicamente em dois grupos: As que impedem seu adversário de colocar um Evolzar em campo e as que minam as traps do adversário. 


Obrigado Anthony, pela imagem
Existe uma razão obvia para isso: O jogo do Rabbit player precisa de presença de campo constante, já que não tem qualquer Draw Power significante no Deck, torna-se difícil se reerguer caso o adversário consiga impedir um dos dois. Lembre-se que caso o oponente venha a perder o controle do duelo, ele o conseguira com muito custo, isso se não perder o duelo definitivamente. 

Como consequência de um jogo "devagar" por falta de cartas de Draw, ele tem - como já citado - uma quantidade imensa de trap-cards para proporcionar um grande controle de campo e assim desacelerar a partida de forma que ela possa ser vencida.
É muito importante saber isso já que você NÃO deve, de forma nenhuma, entrar em uma guerra aberta contra ele, insanamente, jogando seus monstros em cima das armadilhas do mesmo.


Sua forte presença de campo e Summon fácil acaba com a virgindade anal do Macro Rabbit
Outro fator importante é a abordagem que devemos ter ao enfrentar uma match contra este "Meta Anti-Meta". O mais importante é tentar minar os monstros adversários, fora as Forbidden Lance, ele não terá muitas formas de impedir que seus monstros sejam destruídos, visto que o Deck não usa armadilhas com o intuito de salvar seus monstros, e com a quantia pequena de monsters - varia de 14 à 18 - e não os tem como reciclar.Isso pode custar, facilmente, um duelo para o Rabbit player.

Isso faz com que Decks como: HERO BeatGeargia Machina/Karakuri e até mesmo o Macro Rabbit tenham uma matchup forte contra o Coelho Dimensional.
Agora que temos consciência sobre a maneira como se deve proceder contra este Deck, e algumas plataformas que tem vantagem natural contra este, vamos analisar as  tech-cards citadas previamente. 

Uma coisa de grande importância a ser citada é que monstros com 2500+ de ataque são um grande problema para plataforma, e que se estes pisarem em campo com sucesso, obrigarão o adversário a recorrer a cartas como Compulsory Evacuation Device, Forbidden         Lance Gagaga Cowboy (também existe a possibilidade de Number 39: Utopia, Number 30: Acid Golem of Destruction e Wind-Up Zenmaines).

OBS: Monstros como Spirit Reaper e Gellenduo tem um efeito semelhante contra Macro Rabbit, já que forçam o oponente a usar meios diferentes do normal para abrir caminho em campo.


Doe R$ 25,00 para 0800-666 2411 se quiser ajudar o demônio sobrevivente desta terrível carta.
                                                                
Bottomless Trap Hole tem um uso simples contra o Deck. Simplesmente banir os dinossauros invocados via Rescue Rabbit e assim atrasar a invocação de um, hipotético, Evolzar Laggia. Não há a segredos em sua utilização, porém deve-se lembrar que o oponente - geralmente - usa 3 copias de Forbidden Lance, o que torna a única forma realmente eficaz de neutralizar um movimento é utilizar contra os Kazabauls/Sabersauros invocados pelo Coelho de Rasgate.

Isso é o que acontece quando você se torna um moribundo...

Uma tech no minimo interessante, Chain Disappearance permite atrasar e muito as jogadas do oponente. Banindo os Rabbits alheios, ela pode atrasar em bons turnos o jogo do adversário, porém não devemos esquecer que isso os torna facilmente recicláveis por Leviair the Sea Dragon que por sua vez é feito por uma simples Tour Guide from the Underworld. Isso faz com que uma ideia interessante seria tentar banir as Guides para podem finalizar o Rescue Rabbit com calma.  


Já perceberam que o tornado de areia é composto quase que exclusivamente de água?

Dust Tornado é usada para minar as cartas armadilhas do oponente antes que ele tenha a oportunidade de usá-las, além de fazer pressão psicológica contra o oponente, que pode vir a atrasar uma possível jogada com medo de uma Solemn Warning hipotética, ou gastar uma das preciosas Mystical Space Typhoons inutilmente.  


"Que belo Rescue Rabbit, seria uma pena se acontecesse algo com ele..."

Uma carta que era staple (uso comum e pseudo-obrigatório) no formato passado, Effect Veiler perdeu força com o advento de um metagame mais control e ascensão dos Mermail no Tier 1, mas ainda é uma carta a ser considerada. Impedindo a resolução do Rescue Rabbit, caso você consiga destrui-lo no próximo turno podemos dizer que o adversário perdeu-o completamente, já que a unica carta capaz de retorna-lo é Monster Reborn.

Irmã perdida do Gozen MatchIrmão perdido do Rivalry of Warlords

Coloquei-as juntas pois tem a mesma função: Impedir a entrada da maioria dos Xyz's em campo, principalmente para os Evolzar. Destaque para Rivalry of Warlords que também impede o própria Rabbit de trabalhar.
OBS: Já que geralmente são usados apenas 2 MST (Mistycal Space Typhoon) no Main Deck do Macro Rabbit elas ficam em campo por uma quantidade significativa de tempo.

"Que belo Rabbit, seria um pena se acontecesse algo com ele..."²

Uma carta com o texto simples, mas que causa dano absurdo contra a plataforma, Imperial Iron Wall simplesmente impede as duas mecânicas principais do Macro Rabbit:
- O banimento de Rabbit, de forma que ele possa fazer as Xyz Summon rápidas. 
- Impede o funcionamento de Macro Cosmos, de forma a facilitar, e muito, o duelo.
Além disso, ela também impede a chata Dimensional Prison e atrapalha o funcionamento de outros Decks.

Jogue agora, Rabbit player ¬¬

Por fim, Royal Decree simplesmente faz com que 40% (valor estimado) da plataforma adversária simplesmente se torna inútil, aleijando seriamente o oponente e o forçando a tentar segurar o jogo com o que ele tem a mão, enquanto tenta comprar uma Typhoon. 

Não podemos deixar de citar Snowman Eater, Soul Taker, Thunder King Rai-Oh e D. Prison, que juntos neutralizam Laggia/Dolkka ao explorar seus pontos fracos individualmente.

Uma pauta especial para Mirror of Oaths, que embora funcione quase que unicamente contra Macro Rabbit, tem seu valor, já que não bani os monstros, apenas os destrói.
Isso parece uma desvantagem, porém contra este Deck é melhor colocar os monstros no graveyard que na banish zone.

Alguém me explica esta artwork?

Por causa deste pequeno fato, de preferência a ativar Solemn Warning e Torrential Tribute contra o Resuce Rabbit (caso não haja uma Macro Cosmos face-up) para assim envia-lo ao grave, embora possa ser interessante deixa-lo ser banido em caso de uma Mirror Match...

Com isso encerramos a postagem, e possivelmente - ou melhor, por um bom tempo - minha carreira de Post's aqui no Yu-Gi-Era.
Espero que tenham gostando a minha pequena participação por aqui, e principalmente, espero que possa vir a participar mais no futuro. 

Meus profundos agradecimentos ao que chegaram até aqui,

Sir. Porthos Fitz-Questitor

10 comentários:

Unknown disse...

Mto bom porthos ^^

(God of Death)down disse...

otimo post porthos \o

Anônimo disse...

Ficou massa o post...Dino-Rabbit é um saco. Melhor, Macro Rabbit é um saco.

Pegasus disse...

Radical esse povo aqui comentando, aposto q o porthos forçou vcs a comentar ner? enfim, bom post porthos(fui obrigado a falar q foi bom para ele parar de encher o saco :D)

Henrique disse...

Logico né Pegasus.
Meus posts só tem duas fontes de comment:
- Flamewar
- As pessoas que eu forço a comentar

Jurava que tu sabia disso :S

FelepZ disse...

Eu li o post inteiro achando que era o Vitor que tava escrevendo '-'

FelepZ disse...

Ah, e bom post ^^

Vitor disse...

todo mundo acha que eu sou o Porthos :c

Henrique disse...

Pura calunia essa poha ae.
Tenho muito mais classe que o Vitor. U.U

Henrique disse...

@ Todo mundo,

Obrigado pelos comments e elogios, menos o Francis, porque ele contou meu segredo. hahaha

P.S: Nao e possivel que todo mundo ache que sou o Kawao T.T

Acessos até agora