quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

COMOFAZ?

Yo Galere!
Estreando um novo tópico no blog, o "COMOFAZ?" vai ajudar os iniciantes em Yu-Gi-Oh a escolherem com que tipo de Deck vão se aventurar neste mundo bacana. Sabem, uma das grandes dificuldades que encontrei quando voltei a duelar era a quantidade ABSURDA (porém necessária) de arquetipos novos e a grande dificuldade de escolher com qual deles iria jogar. Alguns são mais complicados que outros e não encontrava em nenhum local como eles funcionavam.
Então, a partir de hoje, quando novos duelistas vierem a nosso blog, eles terão uma oportunidade de conhecer como os arquétipos funcionam. Resolvi começar com o meu próprio deck, que tem uma proposta muito interessante: os Fableds.



Tipo: Fiend ou Beast

Atributo: Luz 
PONTO 1: WTF???? Dêmonios de atributo Luz? Exatamente. Assim como os Darklords (um futuro arquétipo para discutirmos? Talvez...) são do tipo Fairy e de atributo Dark, os Fableds são Fiend de atributo Luz. Conta a história que os Fableds são anjos caidos mas que não perderam a bondade pela qual foram concebidos. Existem quatro tipos: os anjos caidos ("Fableds"), os demonios da luz, as bestas da luz ("The Fableds") e as bestas divinas .

Encontradas em: Hidden Arsenal 3 e 4, Battle Pack Epic Dawn, Duelist Revolution 

Modo de combate: Por dois métodos: descarte de cartas da mão para Special Summon do cemitério ou  da mão e por envio de cartas da mão para Special Summon idem (neste post, veremos apenas o modo de descarte, mas nada impede de misturar as duas formas)
PONTO 2: WTF²???? Ficou maluco? Ou comeu coco? Descarte e envio não são a mesma coisa? NÃO! Deixo bem claro isso pois já batalhei com pessoas no DN que ativavam Hand Destruction, enviavam "The Fabled Ganashia" ao cemitério e o Special Summonavam (sim, conjuguei o verbo: Eu Summono, Tu Summonas...xD) o mesmo. O efeito de Hand Destruction fala: "Each player sends 2 cards from their hand to the Graveyard and draws 2 cards." e o de Ganashia diz: When this card is discarded to the Graveyard, Special Summon it. Este é só um dos diversos exemplos que poderia citar. E pra você que não entendeu nada do efeito de Ganashia, continue lendo que explicarei mais adiante.


Pontos Fracos: Decks de remoção, Gravekeepers. Monstros principais do arquétipo com ATK/DEF fracos.

Nº de Monstros do Arquétipo: 22 Monstros de Efeito e 5 Synchros
Nº de Spells do Arquétipo: Nenhuma
Nº de Traps do Arquétipo: Nenhuma
PONTO 3: Como assim não existem Spells e Traps próprios do arquétipo? QUE LIXO! Não é verdade. A ideia do deck é Special Summon. Os monstros que não tem esse poder, ajudam a defender o deck. E pelo tipo de monstros e modo de combate existem diversas Spells que auxiliam no descarte, como por exemplo:


Grandes Suportes, por sinal.

Pode ser "combado" com: Dark World, Constellar entre outros.

Monstros MODAFOCA que podem ser invocados:


Monstros chaves do deck:  Existem três  monstros que são a alma do deck Fabled:

Efeito: Uma vez por turno, você pode descartar qualquer número de cartas de sua mão e aumentar o level desta carta conforme o número de cartas descartadas até a End Phase. Esta carta também ganha ATK igual ao número de cartas descartadas x 400 até a End Phase.

Sim, apelo ao extremo e combo perfeito com os Dark World também. E pra terminar o apelo estuprador desta carta ela é Tuner, ou seja: 

OU XYZ TAMBÉM...

Ou:
Efeito: Você pode descartar 1 monstro "Fabled" para o cemitério exceto "Fabled Kushano" para adicionar esta carta do seu cemitério para sua mão.

A primeira vista não parece ser tão apelo quanto Fabled Raven. O que o torna tão MODAFOCA quanto ele são as cartas que fazem parceria com ele. Primeiro, você tem que ter certeza de ter ao menos uma copia no cemitério (poderá ter 3 já que ele nao esta na temida Banlist). Tendo uma cópia no cemitério (ou as 3 pra seu oponente ficar P*%# da vida), use o efeito de Kushano combinado com as cartas acessórios.

E por último:

Efeito: Se você controla um Fabled virado pra cima no campo, você pode enviar esta carta da sua mão para o cemitério: adicione um monstro Fabled do seu deck para sua mão exceto "Fabled Grimro"

E por último o "Smoke Signal" dos Fableds (infelizmente não tão simples como a maldita carta dos Six Samurais). Basta controlar um face-up Fabled no campo ( o que não é difícil considerando a quantidade de Special Summon que você poderá fazer com eles). Envie Grimro ao cemitério e traga para sua mão um Catsith para destruir uma face-up no campo, um Kushano para envia-lo ao cemitério ou uma Krus para fazer mais Special Summon . Você terá uma infinidade de opções.

Monstros acessórios do deck:


The Fabled Catsith: quando essa carta é descartada para o cemitério, destrua uma carta virada para cima no campo.
The Fabled Ganashia: quando esta carta é descartada para o cemitério, Special Summon esta carta. Esta carta ganha 800 de ATK. Quando esta carta deixar o campo, bana-a.

Imagina a cena: você com estes bebezinhos na mão e 3 Kushanos no cemita! (vc consegue enviar eles fácil fácil com cartas como Foolish Burial, Monster Reincarnation) Descarte catsith, destrua uma face- up no campo (Field Spell Cards são um ótimo alvo, ou monstros mais MODAFOCAS)  e, para ajudar, o bixinho é Tuner. Ou descarte Ganashia para special summoona-lo. Com um Tuner na mão, faça Synchros de level 6 ou XYZ de Rank 3. Mas você não precisa gastar sua Normal Summon necessariamente com um Tuner. Estes carinhas vão ajudar a Sepcial Summon Tunners:


Além de serem MUNITINHUS...xD, Chawa e Ceburrel tem uma grande utilidade. Chawa para enviar cartas ao cemitério (envie um Kushano para o lugar dele e Special Summon Chawa, ou descarte Ganashia e Special Summon os dois). Nesta última opção de jogada, você poderá fazer Synchros de level 4.
PONTO 4: SYNCHROS DE LEVEL 4? Exatamente Sirs and Ladys. Com Fabled, é possível fazer Synchros de Level 4 (por sinal, apelões se bem usados).




Nozoochee e Krus são os últimos aessórios, sendo Krus um dos mais importantes mas trabalhando em conjunto, você pode fazer grandes estragos no campo. Krus quando é descartada, pode Special Summon um monstro Fabled do seu cemitério exceto ela mesma. Ou seja pode trazer de volta Grimro, Catsith, Kushano, Nozoochee, Cerburrel, Chawa e o mais bacana...os Synchros Kuddabi e Unicore, dando o controle do campo novamente (claro que tudo é relevante, mas não é impossível de acontecer). Nozzochee pode dar uma força ativando o efeito de descarte dos Fableds e ainda Special Summon mas um de level 2 ou menor de sua mão (como já vimos, temos várias opções) além, é claro, de enviar cartas como Kushano ao cemitério.

Synchros do Arquétipo: 


The Fabled Unicore: quando você e seu oponente tiverem o mesmo número de cartas na mão, negue Speels, Traps e efeitos de monstros ativados pelo seu oponente e destrua a Spell, Trap ou Monstro de efeito.
The Fabled Kudabbi: esta carta ganha o efeito conforme o número de cartas em sua mão:
0 - esta carta não pode ser destruída por batalha ou por efeitos de cartas.
3 ou + - destrua essa carta na End Phase.

As duas bestas divinas podem ajudar muito. Principalmente se invocadas no começo do duelo. Enquanto Unicore pode dar um controle sobre o duelo, negando Spells chaves de outros decks (como Six Samurai ou Dark World) ou efeitos de monstros,  Kuddabi pode segurar o jogo enquanto não consegue algo melhor (o que sempre ajuda em um duelo). O único problema é o controle sobre a quantidade de cartas em ambas as mãos, sua e do seu adversário (nãããããããoooo, jura? achei que era as minhas duas mãos, kattomick..).

Fabled Ragin: Quando esta carta é synchro summon e você possui 1 ou menos cartas em sua mão, você pode pescar cartas até que você tenha duas cartas na mão.

Fabled Ragin é o primeiro dos demônios de luz e um dos mais fáceis de vir ao campo. Seu efeito pode parecer inútil a primeira vista mas, como você já deve ter percebido, não é difícil você ter poucas ou nenhuma carta na mão. E poder de Draw sem precisar ocupar um lugar no seu deck com uma carta que faça isso? Aceito, obrigado.

Fabled Valkyrus: Uma vez por turno, você pode descartar 1 monstro Fiend para pescar uma carta.
Fabled Leviathan: Quando esta carta no campo é destruída e enviada ao cemitério, você pode selecionar até 3 monstros Fabled no seu cemitério e adiciona-los para sua mão.

Mais poder de Draw com Fabled Valkyrus, porém com um custo um pouco mais específico, ou seja, não da pra ser usado em todo o turno a não ser que você tenha um Fiend na mão. Ambos os synchros tem grande poder de ATK. Chamo a atenção para Leviathan, um synchro de level 10 que não precisa de mais de 1 Tuner para traze-lo ao campo (geralmente se precisa de 2 para levels tão altos) e seu efeito de reciclagem, resgatando Fableds do cemitério quando este é destruido.
ps: sim, Leviathan parece uma laaaady no trono... (ALOKA) xD

E os outros Fableds?


Não são de toooodo ruim xD
Ok, alguns deles são bem inuteis (o cara verde com uma bola azul nas mãos e o véio com uma bola vermelha). Em sua grande maioria, são cartas para jogar enviando cartas da mao (que seria a segunda forma de jogar com Fableds e sem dúvida a menos usada). Porém algumas cartas poderiam ocupar lugar no Side Deck. Fabled Rubyruda (o "macaquinho" dos olhos esbugalhados), Fabled Dianaira (o fortão vermelho), Fabled Kokkator ( a galinha!) e Fabled Soulkius (o fortão de camiseta, xD) tem efeitos que podem ajudar no deck mas não são essenciais. Cabe a você, quando estiver montado o deck, pensar em uma forma de coloca-los (eu mesmo ja usei Rubyruda e Kokkator no deck...hoje não uso mais xD).

Que cartas podem auxiliar o Deck?

Monstros:























Alooouuuoooo? Todos os monstros são light. que tal por um Honest pra ajudar os pobres Chawa, Cerburrel e Kushano com insignificantes 200, 1000 e 1100 de ATK? Morphin Jar ferra com qualquer estrategia do adversário mas para os fableds são uma forma de enviar, encher o cemiterio e Special Summon vários monstros. E Gorz é uma defesa boa pra qualquer deck (as vezes pode ferrar você se estiver com Kuddabi ou Unicore no campo, maaaas... )

Spells:

























Nem sempre sua mão vira boa (como acontece com tooodo mundo menos com os malditos Six Samurais que sempre conseguem suas spells na primeira mão, arquétipo maldito). Maaaas, se Foolish vier na primeira mão você ja vai conseguir enviar um kushano para o cemitério, o que geralmente é o que falta pra iniciar uma joagada. Card Destruction tem o mesmo motivo de estar num deck assim que Morphing Jar: descarte, Special Summon, Draw power. Com tanta carta indo para o cemitério, reciclar algumas é essencial para o bom andamento do deck, por isso Pot of Avarice. E por último, Forbidden Lance: seja para proteger seus monstros de spells malditas como Creature Swap ou Nobleman of Crossout ou para diminuir o ataque de monstros mais fortes. Além, é claro, das ja citadas Dark World Dealings e Dark World Lightning, o campo dos Dark World, The Gates of Dark World, também é uma boa pedida.

Traps:

Por termos bastante mágicas no deck, não acho necessário que existam Traps direcionadas a descarte de  cartas. Recomendaria Starlight Road que tem sido muito usada em muitos decks devido a liberação de Heavy Storm. E as de praxe como Solemns, Mirror etc...

Vou deixar a minha Deck List aqui como exemplo de um Deck Fabled pra que vocês possam testar.

Galere é isso, espero que não tenha sido um fardo gigante ler o post. Sei que ele é mais direcionado aos iniciantes mas quem já está a par de Yu-gi-Oh ficou conhecendo um pouco mais do método de jogo dos Fableds.
O que acharam? Comentem, critiquem, elogiem, chorem, comam um cachorro-quente, enfim. Sugestões são sempre bem vindas!

E desde já peço que, se vocês tem dúvidas com algum arquétipo e queiram ver no "COMOFAZ?" deixem um comentário. Até TERÇA, DIA 05/02 verei o mais comentado para explicarmos a mecânica do jogo.

Até mais galere! Grande abraço!

[Le Vítor entrando feel like a intruso no Post do Kattomick

 Hello Sir, já acessaram o Hoje e o Nexus? Não? Então vocês precisam conhecê-los, são ótimos blog!

Link para o Nexus Aqui
Link para o Hoje Aqui

 *Files Away*]

6 comentários:

Anônimo disse...

kd o guia dos burning knucklers parte 3 ????


Vitor disse...

Isso já é com o Henrique Sir.

LG disse...

Excelente post rapaz, meus parabéns, tudo bem detalhado e destacando tuto que precisa saber sobre os fableds. Assim como o quadro é interessante.

kattomick disse...

usahusahuashuas tive que rir do LE Vitor...xD pede pra gente por nos posts ninja sapo! (ou ninja gato, não lembro que bixo vc vive falando...xD)

Torpedoborec disse...

Comassim? Não sabe o pet -feio- do vitor?
Lerei sua sorte:
Serás estuprado por um sapo ninja enquanto dorme.
Enfim, ótimo post. Ficou bem legal!
Pena que não tenho um Cachorro-
Quente para comê-lo (Bad Tum Tss).

Henrique disse...

Muito bom post meu Kattomick, so uma p
equena correcao: lance nao impede swap, ja que a mesma afeta os jogadores, nao as cartas em si.

Acessos até agora