quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

META Decks - Geargia Karakuri

Sir's e Lady's, um minuto por favor.
Obrigado pela atenção.

Hoje estou a escrever uma nova série de artigos com a intenção de estudarmos detalhadamente os principais Metas do formato, visto que isso vos permite não apenas criar os melhores Decks para torneios mas também a prever qual Deck poderá vencer os próximos torneios, nos colocando um passo a frente dos outros!

Nesta edição de estréia iremos falar sobre o meu principal candidato ao Top 1 do próximo YCS, os Geargia Karakuri!
Geargia
Mas qual o motivo deste Deck poder chegar ao almejado topo do campeonato? Simples, sua força contra o atual Top 1, o Macro Rabbit

Antes de falarmos como esse Deck lida com as outras plataformas, falemos como ela joga. Os Geargia Karakuri baseiam-se basicamente em buscar os 3 Accel utilizando de Armor como o Searcher, e esperar um tuner (preferencialmente um Genex Ally Birdman) para que possamos começar a swarmar o campo e ameaçar o oponente com a investida de um OTK. Sendo assim, o Deck Geargia Karakuri se baseia em duas habilidades distintas, o "grind game" causado pela necessidade de segurar o jogo turnos o suficiente para que juntemos os 3 Accel e o tuner, ao mesmo tempo que por esse mesmo motivo, torna-se uma plataforma de explosão também, o que faz com que uma vez que a Build começa a funcionar, podemos esperar que o oponente sinta se pressionado a um iminente OTK.

Agora que já entedemos como o Deck funciona (tecnicamente) vamos ver os motivos que o levariam a vencer um torneio do porte de um YCS. 

Para poder explicar o motivo deste Deck vencer, devo lhes dizer que o principal motivo de Macro Rabbit vencer o ultimo YCS, foi o fato de Mermail Atlantean e Inzektor terem entrados em cena. Veja, ambos os Decks utilizam e muito o Grave, sendo assim o Deck de Macro Rabbit obtinha enorme vantagem contra os dois principais candidatos ao Top 1, isso permitiu que a plataforma vencesse os numerosos concorrentes já citados.
Sendo assim, por lógica o próximo Deck a ser batido será Macro Rabbit, e qual o melhor Deck no cenário atual para isso? Obviamente os Geargia Karakuri. O fato de usar o Graveyard apenas para Stardust ficar voltando, junto a facilidade de colocar monstros grandes em campo, o potencial de mudar a situação de jogo rapidamente e a habilidade de lidar com jogos trancados faz com que o primeiro Meta do formato possa retornar com força agora em dezembro.

Outra coisa que permite isto é que jogar com ou sem cemitério resulta nas mesmas jogadas para os Geargia Karakuri, o que permite que coloquemos tanto Macro Cosmos como Imperial Iron Wall na mesma build.

Macro Cosmos     Imperial Iron Wall

Ambas cartas situacionais, porém boas. Macro Cosmos acaba com diversas plataformas, enquanto Imperial Iron Wall impede que vosmicês percam um jogo por culpa de System Down, enquanto segura o jogo contra Chaos Decks e variantes.

Agora que vimos como o Deck (e suas diferentes variantes) é versátil, podemos notar que ele suporta diversas mudanças no formato.

A partir de tal informação, podemos pensar em modular a plataforma para que seja mais usável perante o novo YCS, e vários dos jogadores mais experientes do mesmo também tem essa informação. Isso me faz pensar que fora a enxurrada de Macro Rabbits, devemos ver em quantidade significativa os Geargia também, o que aumenta ainda mais as chances do Deck vencer.

Outro ponto a ser observado é que a plataforma utiliza quase que totalmente apenas monstros do mesmo tipo e atributo no Main Deck, e no Extra, as principais cartas do mesmo também tem essas cateterísticas,
o que nos permite pensar em duas cartas que trancam o oponente por si só, e quando juntas criam uma poderosa barreira. Sim, vosmicês acertaram se chutaram que falo de Gozen Match e Rivalry of Warlords.

 





Essas duas cartas podem dar problemas significativos para seu oponente, enquanto quase não irão lhe atrapalhar. Além de causar muitos estragos em HERO variantes, Wind-Up e mesmo o alvo a ser batido, Macro Rabbit.

Outra capacidade do Deck a ser salientada é o fato de ele não usar muitos suportes fora de seus monstros, o que faz com que as Spell/Trap possam ser modificadas de acordo com o adversário, obviamente que sempre focando em um grind game para melhor segurar seu oponente enquanto Geargiarmor coloca as cartas certas na mão. Entre uma das cartas que quero destacar está Chain Disappearance.


Uma carta extremamente útil contra Wind-Up, Bubble Beat e Rabbit Variants, esta carta pode estragar o fundamento inteiro de uma plataforma até então consistente, ao mesmo tempo faz seu adversário ficar - ainda mais - temeroso em relação a suas cartas setadas.

Vendo por esse angulo, o Meta mais antigo do formato parece ter força suficiente para emergir. E acredito que isso de fato ocorrerá. 

Agora que já analisei-vos o Meta e os motivos para que os Geargia cheguem com força, vamos a uma Decklist feita por mim com a intenção de melhor demonstrar meu ponto de vista.

Decklist
Deck: Macro Geargia Karakuri



Main Deck (40):
Monster-cards (14):

Spell-cards (9):

Trap-cards (17):
2x Bottomless Trap Hole

Extra Deck (15):

Side Deck (15):

Talvez alguns não tenham percebido, mas eu adicionei os Links da Yu-Gi-Oh! Wikia referente a carta em todos os nomes de cartas (e nas imagens) da Decklist, no "N" referente ao número de um link para a Solo Sagrado na página de busca da carta e do Konami DB no "x" de acordo com a carta em questão. Todos os sites colocados são de extrema importância para qualquer duelista, agora voltemos ao Post.

Como podemos observar, o Deck utiliza de uma base com muitas cartas armadilhas, o motivo para isso é tentar permitir que Geargiarmor possa buscar os 3 Geagiaccelerator, para poder finalizar o adversário.

Podemos notar algumas "tech cards" que a primeiro olhar não parecem fazer sentido. Um exemplo disso é Macro Cosmos, que em uma primeira olhada parece apenas estar ali para completar a plataforma, mas na verdade é uma das cartas principais deste Deck, já que ela anula diversas plataformas, entra as que podemos citar são: Chaos variants, The Agents, Dark Wolrd, Mermail Atlantean e muitos outros Decks que podem ou não figurar um torneio do porte de um YCS. 

Ao mesmo tempo que vemos Macro Cosmos de Main, vemos também Imperial Iron Wall no Side, e existem dois grandes motivos para tal: O mais obvio, impedir que os players removam cartas, o que faz com que sua plataforma fique segura contra Chaos variants e System Down, e um motivo mais oculto, surpreender o oponente! Afinal, depois do "open game" seu adversário ira tirar as principais Hand Traps, Fortress Dragon e outras coisas que tornam-se inúteis perante Macro Cosmos, e colocar a chata System Down, então ele é surpreendido por uma "estrutura" diferente vinda de você, isso basicamente garante a vitória no "middle game"  já que seu adversário vai, novamente, sofrer subjugado por uma carta que ele não esperava ver.

Gozen Match e Rivalry of Warlords trancam o oponente por tempo suficiente para que você possa juntar as peças do OTK e vencer o jogo, ao mesmo tempo que o fazem gastar suas Mystical Space Typhoon enquanto vosmicê seta diferentes trap-cards para trancar ainda mais o jogo.

Outra coisa que notamos é a falta de Shadow Imprisoning-Mirror, o motivo é simples: Os únicos Metas atuais que usam DARK-monsters em grande quantidade são os Dark World, Chaos variants e Inzektor o que faz com que Macro Cosmos de conta do recado.
Já com os LIGHT o buraco é mais em baixo, The Agents mesmo sendo prejudicados severamente por Macro Cosmos, ainda conseguem manter um jogo bom, o que faz com que Light Imprisoning-Mirror não possa ser posta de lado.

As outras cartas não merecem atenção especial, já que são comuns a muitos Main e Side Decks, o que torna desnecessário maior aprofundamento.

Agora que já vimos como a plataforma é variável e bem mutável, vamos analisar de maneira mais sólida seu funcionamento contra seus maiores adversários em campeonatos ou mesmo no DN, e como devemos utilizar o Side da maneira correta.

Contra Bubble Beat

Como o próprio nome sugere, a plataforma é voltada para o Bubbleman, o segredo aqui é manter a Macro Cosmos para inutilizar as Miracle Fusion do adversário ao mesmo tempo que usa suas traps para minar as defesas do oponente, deve se jogar com cuidado contra esta plataforma pelo motivo de carregar muitas armadilhas e você usar poucos monstros, além de seu Deck não ter como reciclar cartas banidas, isso tudo faz com que Bubble Beat seja um oponente formidável, mas nada que uma Chain Disappearance não resolva. De resto é apenas segurar o jogo, os poucos monstros no Main Deck faz com que este Deck perca o gás rapidamente.

Contra HERO Beat
Thunder King Rai-oh

Aqui o problema é pior, o Deck utiliza de mais monstros e mais cartas anti-metas, o que faz com que seja extremamente difícil vencer, algumas cartas dever aparecer contra essa plataforma, que por ser basicamente um "mix" de HERO com cartas anti-meta, tem uma variedade de monstros e atributos, isso faz com que Gozen Match e Rivalry of Warlods se destaquem, outras cartas boas contra essa plataforma são: Fiendish Chain, Bottomless Trap Hole, Macro Cosmos e Imperial Iron Wall. As duas ultimas aparecem por impedir o HERO Beat de executar "big push", Miracle Fusion.

Contra Inzektor


A plataforma conta com um poder de destruição massivo, porém caso Macro Cosmos venha com certa velocidade, sua vitória esta quase que garantida. Caso não venha, manipule o jogo com Fiendish Chain  e Compulsory Evacution Device, já que o Deck não tem Dark Imprisoning-Mirror, não existem coisas no Side que realmente possam lhe ajudar.



O Deck conta com todas as características que o seu, o que significa que sua habilidade será mais importante que o Deck em si, apesar disso certas coisas podem pegar seu oponente de surpresa, e Macro Cosmos é uma delas. No middle game use System Down, a única coisa que pode realmente lhe ajudar no Side, fora a isso, boa sorte!

Contra Macro Rabbit

A parte principal do artigo, agora finalmente veremos como o Deck se comporta diante do atual favorito. A primeira coisa a se fazer é detectar se esta duelando contra um Macro Rabbit ou um Dino Rabbit, no segundo caso,  Macro Cosmos irá lhe ajudar, e muito. No caso da primeira opção, a build se baseia em segurar o jogo com o exército de traps até que se possa colocar um Evolzar em campo e manipular o duelo com ele, isso faz com que ele tenha uma estratégia muito parecida com a sua. Controle o duelo com suas cartas armadilhas e negue os Evolzar utilizando Solemn Warning e Judgment, isso poderá salvar sua pele. 
No middle game use todas as hand traps do Side e passe Imperial Iron Wall para o Main, com a intenção de impedir o Coelho o máximo possível, o resto da estratégia permanece o mesmo.

Outros Decks importantes no atual formato como The Agents, Dark World e Mermail Altantean foram deixados de lado por ser simplesmente muito fácil enfrenta-los, utilizando o próprio Main Deck e sem mudança na maneira base de jogar.

Com isso, encerramos o artigo de hoje. Semana que vem teremos mais um, sobre os Mermail!
Meus sinceros agradecimentos para todos que contribuíram com esse Post, e espero que todos tenham conseguido chegar até aqui.

CREDITOS
Autor: Sir. Porthos Fitz-Questitor ([A.C.] SirPorthos)
Revisão: Marcus Vinícios ([A.C.] SirMidgard); Rodrigo Martins ([A.C.] SirAsmodeus); Henrique (!~Zero~! Carlos); Sir. Porthos Fitz-Questitor ([A.C.] SirPorthos)
Edição: Sir. Porthos Fitz-Questitor ([A.C.] SirPorthos)

Abraços/Beijos,
Sir. Porthos Fitz-Questitor

15 comentários:

Bruno Gutierres disse...

Se tiver erro no Mermail eu vou arruaçar!

Vitor disse...

ótimo, ótimo post Sir!

Henrique disse...

HSUAHSAUSHUASHAUHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHAUHSAU

Henrique disse...

Muito bom post, também comigo de revisor, né.

Porthos disse...

Sir. Ishikawa,

Obrigado por seus elogios, fico feliz de poder entreter-lhe com tal Post, que espero eu, manterá meu emprego por mais algum tempo.

Abraços,
Sir. Porthos Fitz-Questitor

Porthos disse...

Sir. Filgueiras,

Figo lisonjeado por teus comentário, mas gostaria de lembrar-te que vosmicê não indicou-me erro algum do texto, o que eu eu tiverá que achar sozinho.

Abraços,
Sir. Porthos Fitz-Questitor

Porthos disse...

Sir. Gutierres,

Podes fazer a baderna que bem entenderes, desde que a despeja na pessoa certa, no caso, o revisor.

Abraços,
Sir. Porthos Fitz-Questitot

Anônimo disse...

Post maneiro.

nivmizzeth disse...

Belo post man e melhor ainda ponto de vista, espondo um novo meta que pode ressurgir no competitivo atual, Parabéns.

Bruno Gutierres disse...

Royal Decree? Adoooooooro!

Porthos disse...

Sir. Gutierres

Felizmente hoje podemos usar de 3 Mystical Space Typhoon para combater Royal Decree. Além disso, se ela fosse tão efetiva, Macro Rabbit não venceria o YCS Barcelona.
Lembre-se, a plataforma não fora criada sobre a premissa de jogar nos finais de semana, ou pelo DN. Mas sim para enfrentar um campeonato onde só existe o Meta, e todos os outros Decks não passam de lembranças de uma época mais simples.

Abraços,
Sir. Porthos Fitz-Questitor

Porthos disse...

Sir. Nivmizzeth,

Obrigado por teus elogios, e essa fora exatamente minha ideia, apontar que um Meta antigo poderia voltar no ano que vem.

Abraços,
Sir. Porthos Fitz-Questitor

Porthos disse...

Sir. ExMachina,

Fico lisonjeado com seu simples e breve elogio. Espero, sinceramente, que realmente tenha gostado de vosso artigo.

Abraços,
Sir. Porthos Fitz-Questitor

Bruno Gutierres disse...

Você por um acaso olhou o deck do Jack Bruun ou por um acaso saiu colocando traps adoidado a troncos e barrancos? Existe uma enorme diferença entre o Macro Rabbit dele e o seu Karakuri Geargia (a começar pela temática).

Existe uma diferença entre "grind game" e usar quase metade do deck só de traps staples. O segredo de um bom "grind game" (nossa, como eu me senti sofisticado) é haver um ... ah esquece, to com sono e preguiça de digitar tudo isso agora, outro dia te dou essa aulinha.

Anônimo disse...

tu daivos a bunda Gutierres

Acessos até agora