quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Poder Dos Buscadores

Março de 2013. Sangan é movido da lista de "limitadas" para a lista de "banidas". Um dos buscadores mais genéricos do Yu-Gi-Oh sai de campo, tira férias, para talvez nunca mais voltar. Talvez um dia. Todavia, é claro o rombo deixado pela sua saída. O que fazer?

 Sangan está no jogo desde 2002, quando veio Rare no Metal Raiders. Depois, foi banido, voltou na lista seguinte, e ficou como limitado até esse ano, quando enfim foi banido. De imediato virou Staple, por poder buscar diversos monstros. Voltou a ganhar popularidade com o lançamento da Tour Guide, que o trazia direto do Deck, e então se transformavam em um Exceed(jogada comum). No Grave, servia como Food para monstros como BLS e Chaos Sorcerer. E, o efeito que buscava monstros como Tour Guide e Rescue Rabbit. Simples.



 Desde então, deu a louca na Konami. O jogo atual requer velocidade, mais do que nunca. E é ai que entram os buscadores(searchers), que são de extrema importantes. Existem duas coisas que aceleram o Deck: cartas que buscam cartas chaves e aquelas que aumentam o Draw Power do Deck. E, venhamos e convenhamos, temos no jogo cada vez mais buscadores - e aliás, cada vez mais apelões.

FireFormationTenki-CBLZ-EN-C-1E

 Sobre os novos(sendo que alguns não são nem tão novos assim), seria irresponsável não falar sobre a Tenki, que revolucionou o jogo, deu mais suporte para vários Decks - a carta que os Beast-Warriors estavam precisando. Deu um empurrãozinho nos Constellar, ajudou os Gladiator Beast, deu um pequeno, porém inútil, solavanco nos Wind-Up e principalmente: fez a diferença nos Fire Fist.

 Tenki é a prova de que os buscadores são extremamente importantes. Vejamos os Fire Fist. O que seria deles sem Tenki? É importante também ressaltar que, em Decks onde há Tenki, há Bear. Bear é clássico em qualquer Deck com presença marcada de Tenki: destrói Monstro, tem um ATK razoável, e busca outra Tenki direto do Deck. Acelera as jogadas. Causa estrago. 

 Não há muito o que falar, você leitor deve entender tudo perfeitamente. Não vejo necessidade de falar mais, neste caso consideraria como "ficar enchendo linguiça". Desse modo, só concluo que Tenki foi uma carta que, sem dúvida, mudou o rumo do jogo. Ou de uma parte dele.

ShiensSmokeSignal-SDWA-EN-SR-1E

 Sai Sangan, Signal fica á três. De Sangan para Six Samurai há muito caminho, porém reforça mais ainda a ideia que esse artigo tenta passar. A ideia de que nossa querida Konami está investindo em um jogo mais rápido, ou seja, investindo em buscadores.
  Os Six Samurai sempre foram famosos por sua velocidade. Com United, Signal, Asceticism e Gateway, o que mais poderia ser dito? Special Summon direto do Deck, da mão, Draw Power, várias cartas que fazem Search. Six Samurai tinha tudo para ser o melhor. Tudo. Mas, em uma Era onde Spells e Traps não tem tanta importância, é difícil que eles consigam subir ao topo. Em uma era onde efeitos de Monstros são mais devastadores, onde jogadores estão acostumados a matar grandes usando não Spells ou Traps, mas usando Monstros, Six Samurai não tem muito espaço. Infelizmente. 

EEmergencyCall-RYMP-EN-ScR-1EElementalHEROStratos-RYMP-EN-C-1E

  Não podia faltar HERO aqui. Mesmo com Emergency Call semi-limitada e Stratos limitad, o Search é uma característica dos HERO. E, não é pra menos. Esse Search faz toda a diferença. Quem já jogou contra(quem nunca?) sabe.

 Mesmo assim, os HERO não estão se ressaltando tanto nesse formato. A perda de uma Emergency Call foi dura, e o jogo também não está muito apto ao estilo de jogo dos HERO. Porém, de vez em quando, é possível vê-los brilhar em um ou outro torneio. Mas, não passa disso.

SpellbookofSecrets-REDU-EN-UR-1ESpellbookMagicianofProphecy-REDU-EN-UR-1E
SpellbookofJudgment-LTGY-EN-ScR-1E

 Os Prophecy são, sem dúvida, a cereja do bolo, ou desse artigo. A prova definitiva, o argumento incontrariável. Nunca houve, na história do Yu-Gi-Oh, um Deck que fizesse tanto Search. Começamos com Magician e Secrets, que são simples e diretas. Depois, pode-se usar Spellbook of the Master para utilizar o efeito da Secrets mais uma vez, e fazer mais uma Search. Então, temos Power, que além de presentear um Spellcaster com um bônus de 1000 ATK, também dá ao seu dono o poder de adicionar uma Spellbook do Deck para a mão para cada vez que aquele Monstro destrói outro por batalha, naquela fase. Vemos também Star Hall, que ganha 1 Counter para cada Spellbook ativada, e faz com que todos os Spellcaster daquele lado do campo ganhem 100 para cada Counter, e quando enfim destruída, busca um Spellcaster de level menor ou igual a quantidade de Counters quando Hall foi pro Grave.

 Eu queria parar por aqui. Mas, não: praticamente todas as Spellbooks fazem algum tipo de Search. Crescent, Heliosphere, Eternity, praticamente todas. E então, temos aquela que remove do jogo 1 carta no campo do oponente por simplesmente banir 3 Spellbooks do Grave, aquela que funciona como um Monster Reborn, a outra que protege os Spellcaster de Traps ou Spells. E, de novo, seria bom se parasse por ai. Mas, temos Judgment. Judgment é ridícula. Você simplesmente adiciona 1 Spellbook na End Phase para cada vez que você ativou qualquer Spell naquele turno. É um Search muito grande. E não para por ai. No final, você pode faz Special Summon de 1 Spellcaster do Deck, com level maior ou igual ao número de cartas adicionadas. Ridículo. 

 E eu nem falei dos Spellcasters. E pretendo nem falar. São variadas as opções, mesmo com presença quase certa de Priestess e Kycoo, mas paro por aqui. Dá para entender aonde quero chegar.

 E, no final, ressaltado também os Dragons, que quando banidos ativam seus efeitos Search e já se preparam para o próximo turno - se ele sequer existir. Ou, os Evilswarm e o poder de Search do Ophion. E, seria bom se parasse no Search. A questão da reciclagem de cartas também é importante, e Konami percebeu isso. Está investindo nessa área também.

 Finalizo afirmando com certeza uma coisa: os buscadores são uma das peças mais importantes do jogo - senão as mais importantes. Porém, ninguém superará o mestre Sangan. Saudades de você, amiguinho.

Texto por Vítor Ishikawa.

9 comentários:

Harley Alisson disse...

Bom post Vitor, só não entendi: Texto por Vítor Ishikawa. shshus WAT?

LG disse...

Belo post, mas só um detalhe: E-Call está semi. XD

Btw, volta em grande estilo do kawão.

Vitor disse...

Verdade, Sir. Gaspar, erro meu HUE
E, volta? Nãm, só uma vontade de escrever.

cassio disse...

Você simplesmente adiciona 1 Spellbook na End Phase para cada vez que você ativou qualquer Spellbook naquele turno.

Corrige ai e a cada vez que vc ativa uma spell card nao necessariamente um Spellbook ,pode se usar Toon Table e da 3 search.

Bruno Gutierres disse...

EEEEBAAA FINALMENTE UM POST DO VITU!

Dá uma arrumadinha aí, vc disse que o sangan foi banido junto com a Emergency Call, mas a E foi pra lista ano passado e o Sangan foi banido esse ano.

Vitor disse...

erros comuns gentchê, to voltando agora ;-;

LG disse...

rlx, kawão, seu posti ficou ótimo mesmo com esses enganos, que qualquer um pode cometer.

Wind disse...

toon table é exelente vc so precisa ter pelo menos 4 toon cartas no deck e torcer pra sair so 1 table na mao oque so iria custar epaco um pouco no seu deck no meta atual....porfavor so mads usam toon no prophecy sendo q o propio deck ja é rapido black-wing sama flip se vc usa entao vc ta usando dorgas

Bruno Gutierres disse...

Wind, para de ser idiota, parece que nunca viu uma decklist de Prphecy em top de nacional. Geral usa Toon Table pra dar +3 na End Phase e ter uma Gemini Elf em campo. Tudo bem que agora muita gente tá parando de usar pra colocar a Crescent pq tem mais sinergia, mas ainda assim vc tá falando merda.

Acessos até agora