sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Algumas jóias de Cosmo Blazer

Olá, leitores! Eu sou um novo redator deste ilustre blog e me chamo Eduardo. Uma breve apresentação de minha parte e já prosseguiremos para o que realmente interessa.

Eu jogo Yu-Gi-Oh! desde 2005, mas sempre joguei com os amigos, pela diversão. Em 2010 eu comecei  a jogar mais pela internet no sistema KCVDS depois mudei para o Dueling Network.Tenho um blog próprio que no momento está desativado, mas vocês podem ler os artigos antigos aqui, tenho certeza que encontrarão alguma coisa útil. Eu costumo visitar os torneios locais do Rio de Janeiro (onde moro), mas ainda não disputei nenhum, talvez este ano eu participe de alguns e coloque reports e afins aqui no blog. Se quiserem falar comigo pelo DN é só adicionar Duelist_101.



Então vamos começar! Confesso que eu não tinha uma ideia boa pra estrear aqui, ainda mais neste final de formato em que todo mundo só fica comentando banlist. Então eu vou fazer um post bem basicão para chamar a atenção de vocês a algumas cartas bem interessantes que eu encontrei no novo set Cosmo Blazer.

Monstros


Crimson Blader
FIRE
Level 8
Warrior/Synchro/Effect

Se esta carta destrói um monstro do oponente por batalha e o envia ao cemitério: seu oponente não pode fazer Normal ou Special Summon de monstros Level 5 ou acima durante o próximo turno dele.

Finalmente um suporte para synchros depois de um bom tempo! E essa carta ainda tem a vantagem de ser um synchro genérico, por não requerer materiais específicos. Os destaques desse carinha são o ataque alto e o efeito bastante útil.

Vamos começar analisando o ataque de 2800. Eu diria que é bem elevado considerando os parâmetros de hoje. Os decks meta atuais têm dificulade em lidar com monstros de ataque elevado sem recorrer às traps, porque os ataques dos principais monstros variam de 2300 a 2700, na melhor das hipóteses. Isso significa que, com a correta proteção, Crimson Blader bate de frente com a maioria dos Boss Monsters hoje em dia.

É claro que o diferencial é o efeito, pois se fosse só pelo ataque de 2800 o Scrap Dragon já dava conta. O interessante é que ele bloqueia a entrada de monstros de level alto, impedindo jogadas mais agressivas e que tenderiam e inverter o jogo contra a presença esmagadora de Blader. Decks que utilizam muito synchro podem ficar travados com essa criatura em campo sempre destruindo, ou então atacando diretamente com 2800. Infelizmente no meta atual não há muita utilidade para ele, por causa de decks Xyz como Inzektor, Rabbit, Wind-Up e Mermail (este aqui pode até ajudar, mas deve ter cuidado contra as Heavy Infantry)

Alguns decks que ele pode ajudar a combater são: Dark World, Six Samurai, Monarch, Machina e, em teoria, Prophecy. A ideia de combater Prophecy é simples, impedir a entrada da High Priestess, com isso conservando Crimson Blader e aniquilando os monstros pequenos. Normalmente há poucas saídas no deck e você vai colocar o jogador adversário sob uma grande pressão, pois ou ele coloca monstros que vão travar a Priestess ou deixa o campo aberto e recebe um dano alto. Enfim, há um certa utilidade que precisa ser testada com mais rigor, mas deve ser considerada.

Noble Knight Joan
LIGHT
Level 4
Warrior/Effect

Se esta carta ataca, perde 300 de ATK durante a Damage Step apenas. Se esta carta sob sua posse é destruída por uma carta do seu oponente(tanto por batalha quanto por efeito) e enviada ao seu cemitério: você pode enviar 1 carta da sua mão para o cemitério e então selecionar 1 monstro Warrior de Level 4 ou menor no seu cemitério; adicione o monstro a sua mão.

 Vejamos. É um Warrior level 4, o que significa que recebe um bom suporte do tipo como Reinforcement of the Army e The Warrior Returning Alive. É Light, sendo assim recebe suporte de Honest. Tem um ataque elevado para o level (1900), apesar de cair para 1600 quando realiza uma ataque. Isso é menos problemático do que perder quando recebe ataque, já você escolhe o momento mais oportuno para atacar com Joan.


O que importa mesmo é o efeito, por isso eu achei uma carta interessante. Basicamente você pode trocar uma carta da sua mão por um Warrior  "pequeno" quando ela morre. É como se transformássemos uma carta à escolha em um Warrior Returning Alive. Eu acho que isso pode ter várias aplicações, mas a melhor opção é usá-la em conjunto com Elemental Hero Stratos para repor a perda da carta.

Nesse sentido, Noble Knight Joan se encaixa bem em um deck Hero, especialmente o Hero Beat com Neos Alius e Honest, por ter uma boa sinergia com o deck. Podemos usá-la como batedora, reciclar guerreiros e ainda por cima usar como material de fusão para Elemental Hero The Shining. Não sei se vai valer a pena usá-la, mas fica aí a sugestão para os jogadores de Hero.

Spells





The Big Cattle Drive
Normal Spell

Se você controla um monstro do tipo Beast, Beast-Warrior ou Winged-Beast: Compre 1 carta para cada um desses tipos de monstro que você controla. Você não pode ativar outras Spell/Trap Cards ou efeitos durante o turno que você ativa esta carta.

Cartas de compra sempre me chamam a atenção, e essa carta tem um efeito bom, porém um lado péssimo. Comprar de 1 até 3 cartas em troca uma única é muito bom, especialmente em decks que usam Beasts e Beast-Warriors com Horn of the Phantom Beast para comprar ainda mais. O problema é que impedir de usar qualquer efeito fica complicado, ainda mais quando se quer atacar com segurança e desenvolver combos com as cartas que você acabou de comprar.

Na minha opinião essa é uma carta que tinha tudo pra ser boa, mas eles pegaram pesado demais nas consequências e ficou difícil de usar. De qualquer forma fica aí a sugestão para vocês, se estiverem procurando um Draw Power em um deck de Beasts.

Spell Wall
Normal Spell

Ative um destes efeitos. Seu oponente não recebe mais nenhum neste turno.

  • Durante este turno, nenhuma invocação de um monstro Spellcaster pode ser negada, e quando um monstro Spellcaster é invocado seu oponente não pode ativar cartas ou efeitos.
  • Selecione 1 monstro Spellcaster que você controle; se ele atacar neste turno, seu oponente não pode ativar cartas ou efeitos até o final da Damage Step.
Mais uma carta com efeitos úteis, mas um design ruim. A começar pelo fato de que a carta é um -1 por si só, e ainda por cima não permite que o adversário receba dano (!?). Eu não entendo esses designers da Konami. Eu a consideraria mais interessante se fosse uma trap/spell contínua com um custo de manutenção ou de ativação de efeito (evidentemente altos), de maneira que conservasse a presença de cartas.

Para tornar a carta um pouco melhor seria preciso usá-la em conjunto com um monstro capaz de assegurar uma vantagem como Breaker, High Priestess of Prophecy ou Chaos Sorcerer. Talvez em um deck de Spell Counters ela funcione bem, mas esses decks não possuem muito potencial competitivo, então cabe a você decidir se compensa ou não usá-la.


Traps



Breakthrough Skill
Normal Trap

Selecione 1 monstro de efeito de face para cima que seu oponente controle; negue seus efeitos até o final deste turno. Durante o seu turno, exceto o turno em que esta carta foi enviada ao cemitério: você pode banir esta carta do seu cemitério para selecionar 1 monstro de efeito de face para cima que seu oponente controle; negue seus efeitos até o final deste turno.

De todas as cartas deste post, eu acho que essa é a melhor. Breakthrough Skill funciona como um Effect Veiler, com a vantagem de poder ser ativada no seu turno e poder ser usada até duas vezes em um duelo.

Ela não gera nenhuma vantagem por si só, então podemos considerá-la um -1 a princípio. No entanto, negar o efeito de um monstro por um turno pode ser o suficiente para virar o jogo, ou então conservar o controle. É uma carta estratégica, que precisa ser usada em conjunto com outras para poder compensar o -1. A vantagem é que se o adversário acertá-la com tufão, você pode dar chain e acaba saindo na vantagem.

Talvez o que faz essa armadilha ser tão notável é a possibilidade de reutilizá-la no seu turno se você estiver precisando negar algum monstro em caso de emergência, como um Evolzar Dolkka ou um Spirit Reaper.

Apesar de todas essas vantagens, não tenho certeza se veremos essa carta nos próximos YCSs. Ela tem potencial, mas temos muitas outras boas traps para usar. Fiendish Chain e Skill Drain são exemplos de concorrentes de Breakthrough Skill.



Xyz Tribalrivals
Continuous Trap

Monstros Xyz de face para cima com 2 ou mais materiais não podem ser destruídos por efeitos de cartas. Depois do cálculo de dano, se um monstro Xyz que você controla tiver batalhado com um monstro do oponente: destrua o monstro do seu oponente. Seu monstro Xyz deve ter 2 ou mais materiais para ativar e resolver este efeito.


A arte dessa carta ficou bonitinha, mas não foi por isso que eu a escolhi. Trata-se de um suporte genérico para monstros Xyz que pode vir a ganhar espaço em um futuro não muito distante. Com os Xyz que se invocam sobre outros, e os novos Xyz de 3 ou mais materiais essa carta pode se tornar bem útil.

Os decks mais propensos a usarem Tribalrivals no momento são Hazy Flames e Heraldics, que ainda receberão mais alguns suportes. Com Hazy Pillar, os Hazy Flames podem continuamente manter 2 ou mais materiais nos seus Xyz, e os Heraldics possuem Heraldic Beast Twin-Headed Eagle com praticamente o mesmo propósito.

Chegamos ao fim do post. Eu espero que tenham encontrado uma carta útil. Mesmo que algumas das cartas apresentadas nunca sejam realmente usadas em um campeonato, eu acho que vale a pena mostrar um lado alternativo para os jogadores mais ousados e criativos que muitas vezes deixam passar essas pequenas oportunidades.

Por favor, não esqueçam de conferir os antigos posts do meu blog para terem uma ideia sobre mim e meu estilo. Se quiserem, podem colocar sugestões sobre o que vocês gostariam de ler e também aceito críticas construtivas sobre este e qualquer outro post.

Um abraço, e até a próxima!

Um comentário:

Vitor disse...

Dahora The Post eduardo, parabéns xD

Acessos até agora