sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

WTF Bruno?

"Como assim o Bruno fez um post com menos de um mês de hiato?"

Isso mesmo que vocês estão vendo meus caros leitores, é que esse final de semana eu fui as ruas até parece pesquisar o preço dos meus queridos Mermails, e fiquei muito feliz ao saber que o preço de todo o meu deck abaixou. Isso e o suficiente para eu por o post em dia, e como eu estou muito radiante nem o calendário Maia me assusta, portanto venho aqui trazer para vocês, nessa linda manhã ensolarada de Fim do Mundo o post mais aguardado por mim bem a tempo do seu café da manhã. Pegue sua xícara e prepare-se porque o post apesar de grande é grande é igual Bleach, você lê em 5 minutos enquanto toma o seu café.


Pois é pessoal, eu fiquei de trazer um post falando sobre o Sneak Peek do Abyss Rising, YCS Seatle e Barcelona maaaas, esse post atrasou tanto que eu percebi que as piadas já estavam tão velhas e as informações tão batidas que tava parecendo mais retrospectiva do formato e em tempos de Boosters em PT-BR, retorno das Harpies e barracos no Shadow Realms eu não poderia desperdiçar o último post da minha vida e talves o último post do Yu-Gi-Era (segundo a teoria de Psy e Nostradamus) com uma análise requentada. Mas ainda assim houveram coisas sobre estes eventos que não foram ditas sobre esses eventos, por isso eu resolvi fazer um pequeno resumo sobre o que seria este post antes de ir direto ao ponto. Sem mais enrolações, vamos ver logo este resumo antes que o post fique grande demais e os leitores fiquem com preguiça de ler:


Sneak Peek Abyss Rising

Esse é simples de explicar, eu não tinha visto que o evento havia sido adiado e quando cheguei no local quebrei a cara e tive que voltar com as mãos abanando. Quando teve o evento definitivo eu tava sem vontade e dinheiro e nem fui, mas pelo o que eu vi não perdi muita coisa.

YCS Seatle/Tacoma


Esse YCS pode ser reduzido em apenas 3 palavras: FOGO DE PALHA! Não existe expressão melhor para definir este evento, ele foi o primeiro campeonato de grande porte depois do lançamento do Abys Rising ou seja todo mundo ficou excitado pra testar os novos decks e novas combinações. E isso é mais comum do que parece pra quem joga YGO de verdade (falo isso porque eu aposto que tem um leitor que só joga no DN e deve ter um deck humilde, mas adoraria trocar de deck que nem torca de roupa), simplesmente dá a vontade de montar e a pessoa sai por aí procurando as cartas e muitas vezes monta o deck em um dia. Tanto é que as vezes a pessoa não sabe nem a estratégia e nem o que utilizar no deck, sai simplesmente perguntando ou olhando decklists prontas e só depois vai ver como é que se joga e vai testar. 


E você deve estar pensando "MAS QUE COISA DE GENTE DESPROVIDA DE DN" "Mas como isso influenciou o potencial dos jogadores no YCS?" tá eu sei que você não pensou, simples, uma pessoa que está jogando com um deck a 1 semana não tem tanta prática e experiencia e muito menos conhecimento das jogadas e determinadas situações que o deck pode enfrentar do que uma pessoa que está jogando com ele há uns 3 meses. E eu posso comprovar isso não só pelas builds imaturas e má trabalhadas como também pela quantidade enorme de erros imperdoáveis que ocorreram durante os duelos e que coincidentemente os juízes não perceberam a ponto de a Konami fazer um post oficial dizendo para os jogadores lerem o efeito da carta até o final e prestarem atenção nas Rullings das cartas antes de saírem fazendo merda por aí, ou mais ou menos isso, e se você acha que eu estou mentindo aqui está o link do post.

Resultado: Um espertinho que já sabia que isso ia acontecer montou um deck de Inzektor Anti-Mermail (porque Mermail era a maior ameaça ali) e acabou levando o primeiro lugar, levando várias pessoas ao desespero de um possível surto de dengue internacional.

Carta principal do deck Inzektor de Michael Stibbins
(qualquer semelhança com Tiaramisu é mera coincidência)

Conclusão: De todas os novos decks originados pelo Abyss Rising só Mermail vingaria pois foi o único que chegou ao top 8 em peso, e esses resultados (por menos confiáveis que fossem) inspiraram os jogadores ao redor do mundo para montarem seus decks baseados nos resultados desse torneio, e a influência foi tão grande que choveu Macro Rabbit em Barcelona

YCS Barcelona

Esse YCS basicamente serviu para nos mostrar a nacionalidade dos decks, e com ele descobrimos que os Dino Rabbit são como os nazistas, os Wind-Ups como os fascistas e os Mermails os artistas franceses reprimidos pelos regimes autoritários. Fora isso deu pra notar como o Metagame vai permanecer até o lançamento do "Explosão Cósmica", revelando que a diversidade cultural entre os decks continuará, que os decks já estão mais estáveis e consistente (principalmente Mermail, mas se bem que na verdade o que evoluiu foram os jogadores) e que Macro Rabbit foi promovido como Anti-Meta do formato fazendo com que Dimensional Drain Valley (que até então ocupava o posto desde Chaos Dragon) fosse para o olho da rua.

Dimensional Drain Valley, você está DEMITIDO!

Fora isso o post tinha algumas piadinhas sobre a morte de Oscar Niemeyer, Nana Gouvêa, a volta do Bozo, a nacionalidade dos decks e a simpatização entre Federico Zoppini e a Famíli Restart. Era disso pra pior.

"Mas Bruno, e post? Esse resuminho ficou tão grande que eu achei que fosse o post original! O que raios fez você fazer um post com menos de um mês de atraso?"

Calma! Se você achou o resumo grande provavelmente o post original te causaria cegueira. O motivo pelo qual eu decidi postar foi porque caso o mundo acabe hoje, uma dúvida ficará sobre nossos corações:

"Como seria a Banilist de Março de 2013?"

"WTF BRUNO?"

Isso mesmo! E não venha me dizer "MAS JÁ!" porque independente do Apocalipse ou não todos estamos sujeitos a morte a qualquer momento (momento Premonição), portanto vivam cada dia como se fosse o último AI COMO EU TÔ POETA!. E seguindo essa filosofia vamos fazer nossas suposições antes que seja tarde demais, é só colocarem o que vocês concordam/discordam ou acham que faltou nos comentários. Obviamente é impossível prever a Banilist de Março ainda em Dezembro porque muita coisa ainda pode acontecer cof cof World Premieres cof cof, por isso essa banilist vai ser mais uma Wishlist do Bruno com alguns comentários de leitores insatisfeitos. A propósito vou ter que ser bem curto e objetivo porque eu já estourei a minha cota de espaço no post.

DarkMagicianofChaos-LCYW-EN-ScR-1E.jpg

Limitado

Começamos com Dark Magician of Chaos, que por não ter vindo na lista passada se torna a principal aposta para "Ressuscitado da Banilist". O motivo é bem óbvio, você quanto se gasta em média pra montar um deck Prophecy? Você sabe como é difícil tirar uma Spellbook Tower ou uma High Priestress of Prophecy no booster? Agora me responde se Prophecy pegou algum Top 16 desde que foram lançados? Mesmo faltando os suportes do "Explosão Cósmica" e as 3 possíveis exclusivas para o TCG (Judgement, The Wheel of Fortune e The World) dificilmente o deck vai pegar top (a menos que as World Premiere venham muito apelonas mesmo) e aí eles terão que apelar pra banilist. Só mentalize os combos com DMOC e Spellbook of Life dignos de uma matéria sobre reciclagem no Globo Ecologia "Reciclagem, a gente vê por aqui!". Se isso não desse certo eles iriam apelar Magician of Faith ou Witch of the Black Forest, afinal alguém ainda tem dúvidas de que a Konami quer a todo custo fazer Prophecy ser meta, ou melhor, trazer de volta os bons tempos de Spellcasters? As exclusivas do TCG e o falam por si só.

FishborgBlasterTU06-EN-SR-UE.jpg

Limitado

Um fato sobre essa banilist é que ela vai ser uma forma de fazer a Konami lucrar com os decks novos caso os próximos boosters não consigam fazer isso, afinal quem vai querer vender um rim pra montar um deck Mermail sendo que Dino Rabbit, Agent, Inzektor e Wind-Up são muuuuuuuito mais baratos e tem ganhado mais torneios do que os recém chegados? Fishborg Blaster seria não só um mega incentivo para Mermail, como também para Atlantean já que ninguém tem os usado sozinhos e com ele talvez até Poseidra se torne mais agradável. Fora as várias combinações que surgiriam misturando ele e os Atlanteans.

GlowUpBulb-STBL-EN-UR-1E.jpg

Limitado

Ele já cumpriu sua pena, já ficou tempo demais no castigo. Do jeito que o meta anda é muito difícil uma possível volta avassaladora do Synchro Plant, mas ainda assim seria uma consideração com ele.

Trishula,DragonoftheIceBarrierHA04-EN-ScR-1E.jpg

Limitado

HAHAHA! Bem que eu queria mas acho impossível nessa lista, talvez na próxima. Meus Ice Barriers rezam todos os dias pela volta de seu Messias.

BlackLusterSoldierEnvoyoftheBeginning-LCYW-EN-ScR-1E.png

Banido

Hoje em dia eu nem ligo mais tanto pra ele, dificilmente ele entra em campo e eu não posso contornar a situação. Depois da era Chaos Dragon eu o tenho  visto cada vez menos, porém vocês sabem o que o reprint de uma cartas dessas significa, o mesmo que aconteceu com Brionac na lista passada. Mas ainda assim quando ele sair eu vou dizer:

” Até logo, até mais ver, bon voyage, arrivederci, até mais, adeus, boa viagem, vá em paz, que a porta bata onde o sol não bate, não volte mais aqui, hasta la vista baby, escafeda-se, e saia logo daqui. ”

Ainda não entendeu, veja este post

EvigishkiGustkraken-HA06-EN-ScR-1E.jpg

Semi-Limitado

Foi uma das coisas mais nonsense da banilist de Setembro deixá-la limitada, sendo que os verdadeiros vilões do looping são os Hieratics. Talvez ela volte pra dar uma forcinha pros Gishkis que vão estar 100% este ano aqui no TCG, já que o último e mais aguardado booster Duel Terminal, Hidden Arsenal 7 está previsto pra chegar esse ano (Ô coleção enrolada essa hein!).

FormulaSynchron-GLD5-EN-GUR-LE.jpg

Semi-Limitado

Pra falar a verdade nem sei o que ele ainda tá fazendo aí, já é praticamente inofensivo neste formato. Seria uma boa voltar pra reforçar os Laval que também serão completados no Hidden Arsenal 7.

BlackWhirlwind-TU01-EN-SR-UE.jpg

Semi-Limitado

Só pra garantir que vamos ter uma novidadezinha como foi no caso da Emergency Teleport. Eu sei que meio mundo odeia esse deck Corinthiano, mas estão trazendo de volta as Harpies. Isso pode ser um sinal para montar um deck híbrido de Dark Simorgh, fora que é ótimo quando uma carta que causou muita polêmico volta pra sambar na cara do Metagame.

InfernityLauncherTSHD-EN-SR-1E.png

Semi-Limitado

Infernity sem Trishula e nem Brionac praticamente nem tem graça! Assim como os Ice Barriers eles sofreram muito com a banilist, mas mesmo assim continuam lutando por um espaço principalmente no OCG. Voltar uma só poderia fazer o mesmo que foi no caso da Earth, o deck volta a ser competitivo mas continua equilibrado. Além disso é ótimo quando a Konami decide soltar os cachorros só pra ver como vai ser o confronto entre os antigos metas e os novos. FORA O DINO RABBIT.

UltimateOffering-DL13-EN-R-UE-Red.jpg

Semi-Limitado

Se é pra ajudar Prophecy e Mermail, vamos ajudar também os Madolches e os Gadgets! Apesar de parecer meio impossível, já que ela ficou limitada justamente por isso, Offering está no grupinho do Trish, apesar de eu querer, não volta. 

RebornTengu-EXVC-EN-UR-LE.jpg

Liberado

Tengu é o chute mais lindo que eu to dando! Entrou a pouco tempo na banilist mas mesmo assim eu já quero que ele saia. Mas só isso não é o suficiente pra eu apostar nele, tem um booster especializado no atributo WIND então acho que ele pode ser uma boa sacada dependendo dos suportes que vierem.

PotofDuality-BP01-EN-R-1E.png

Liberado

Da banilist de Setembro, essa foi a mudança mais impactante no geral. Duality era usada em 80%  dos decks, a Semi-Limitação dela fez com que o jogo inteiro ficasse mais lento e foi uma mudança que afetou todo mundo. Como eu considero o meu desse formato a lentidão, acredito que Duality volta.

MirrorForce-LCYW-EN-ScR-1E.jpg  TorrentialTribute-SDRE-EN-C-1E.jpg

Limitado

Coloquei as duas juntas porque são farinha do mesmo saco. Eu não sei onde eles estavam com a cabeça quando decidiram Semi-Limitar a Mirror Force, mentira, eu sei sim, eles acharam que só porque ela não estava sendo muito usada porque não era muito útil no formato podia ficar a 2 que não teria problemas. Mas o problema é que houve um problema e muito problemático, o jogo ficou lento e chato demais. Hoje em dia, em cada 9 entre 10 decks você encontra Solemn, Torrential e Bottomless, o deck não precisa mais de um tema ou uma estratégia bem trabalhada, basta ter uma base qualquer e pode encher de Traps  que o deck tá rodando. E isso é muito chato, outro dia eu decidi aplicar a mesma estratégia ao meu deck Ice Barrier e eu consegui vencer Chaos Dragon mas em compensação não tive diversão alguma, foi tudo muito parado e infelizmente esse tem sido assim com quase todos os decks. A grande vantagem disso é que qualquer deck pode ficar mais competitivo mas em compensação o jogo se torna muito monótono e repetitivo fazendo com que muitas vezes o deck perca a própria essência. Eu adoro a Torrential, mas infelizmente... Apesar de que Torrential é mais versátil talvez fique pra salvar de OTK, mas daí Bottomless vai.

Mezuki-DT07-EN-DNRPR-DT.png  LonefireBlossom-CP07-EN-SR-UE.png

Semi-Limitado

Esses 2 eu também queria a 2. Ambos são ótimos em seus respectivos decks e hoje em dia nem causariam tanto estrago quanto causaram no passado, apesar de que é bem improvável essa possibilidade  mas se bem que depois da Tsukuyomi eu não duvido de nenhuma reencarnação.



E com essa homenagem do Daddy Yankee (é, aquele cantor de 2005 que cantava uma música sobre Gasolina que os maloqueiros da sua rua faziam o favor de ouvir o dia inteiro) e da Fergie aos Wind-Up que eu encerro o post do milênio de hoje. Postem nos comentários o que vocês acharam da minha Wishlist Banilist antecipada, sobre o resumão, sobre as piadas sem graça, sobre as piadas atrasadas que vocês não viram, sobre as homenagens aos Wind-Up, sobre o meu cardmaker da dengue, sobre os barracos de fim do mundo, ou simplesmente escrevam #Partiu e vão assistir ao fim do mundo da sua janela enquanto comem sagu de vinho e me deixem no vácuo. A propósito se você chegou Parabéns! Você é corajoso, ou então está com catarata. Enfim chega de piadinhas porque minha cota de palavras já foi estourada e eu tenho que ir mas vou deixar um aviso muito importante para vocês e peço que leiam porque é de extrema importância nessa época do ano, principalmente se você mora em São Paulo e tem visto tempestades todos os dias:


Até Mais!

15 comentários:

Vitor disse...

''ou simplesmente escrevam #Partiu e vão assistir ao fim do mundo da sua janela enquanto comem sagu de vinho e me deixem no vácuo.''

Isso me lmbra alguma coisa...

LG disse...

Bruno, post ótimo, agaaaaaaain.

Só não concordo com algumas coisas da Banlist, como a volta do Tengu Plant (Lone a 2, Glow a 1 e Tengu liberado, ainda mais o formula a 2), acho que a Lone fica como está, assim como Tengu também, formula é uma questão a ser discutida e tentada, e glow up acho que não volta agora, pelo simples fato de ser eu efeito(op por sinal) beneficiar tanto quem usa synchro, como quem usa xyz(o novo rank 1 agradece), ou seja, se formula e glow mudarem, Chaos Piper ficará maluco doidão em 2013.

A volta do DMoC é que eu mais espero! Faith e a Bruxa não voltam pelos impactos que elas causariam no jogo, DMoC seria o menos impactante. Prophecy vai ser meta sim, e até março eles vão tentar colocá-los no metagame, se não conseguirem: Venha DMoC e Bye BLS, que não seria nenhuma surpresa. Não descarto a possibilidade dos dois limitados, pelo menos por um formato, o que seria monstruoso.

Na minha opinião, quando a konami deixou torrential a 2 e mirror a 2 tmb, ela quis uma coisa: Fazer quase que obrigatoriamente as pessoas gastarem com duas cartas: S. Road e Stardust Dragon. Que são cartas que vi que tiveram um reajuste enorme nesse formato, por serem as mais temidas e usadas backrows do jogo. Até Huge Revoltuion is Over teve reajuste.

Duality tem que voltar a 3, é uma carta das mais bem feitas que a konami já fez e se encaixa em qualquer formato, desde o lento, ao rápido, não tem motivo dela ficar a 2.

Offering é uma carta dos infernos que continuará limitada. E Mezuki pode voltar a semi-limitado, para zombiesworn voltarem a assustar archtypes que precisam de Xyz Específicos. haha.

Acho que se BLS sair, sorcerer vai a 2, o que seria pra mim indiferente, apesar de seu efeito. E acho que Tsuku vai dois, formato não é dela, só GK que tiram proveito dela, então nada mais justo que ficar a 2, spirits agradecem.

Trishula e Launcher não serão alterados. Launcher pelo simples fato de ainda haver combos com os ice barrier, Dewloren mandou bjs, e também eles ficariam mais rápidos que todo metagame, enquanto os decks do fogo buscam seu espaço, mermail fazendo seu trabalho de dominação, Macro Rabbit deitando e rolando, WU ainda aparecendo, se infernity ressurgir das cinzas a distancia dele para os outros com a launcher será grande, aceitaria launcher a dois, com a barrier a 2. Mas, não dúvido muito disso Bruno, acho que tem essa possibilidade sim, bem lembrado.

Ok, terminei meu post, 2bjs Bruno, sua resenha ficou digníssima.
Ah continue com esse tempo entre uma postagem e outra, pf.

Bruno Gutierres disse...

Só pra constar este foi um post de fim do mundo, ou seja a banilist é na vdd uma wishlist com algumas coisas bem exageradas, o post sério eu faço em Fevereiro, mas adorei ter a sua opinião.

Agora se tem uma verdade bem dita é "quando a konami deixou torrential a 2 e mirror a 2 tmb, ela quis uma coisa: Fazer quase que obrigatoriamente as pessoas gastarem com duas cartas: S. Road e Stardust Dragon.". Isto é um fato inegável, até Julho eu tava ganhando Stardust de brinde e ninguém pagava mais do que 20 reais na versão Secret, e agora ele tá até meio raro de se achar e ainda subiu pra 35-50. Acho que no começo com a Torrential não deu muito certo então eles resolveram apelar, e realmente Starlight era meio difícil de ver alguém usando parte essencial e agora tá em metade dos decks.

Mas cá entre nós, VAI TENTAR FAZER O LOOPING DE INFERNITY COM O DEWLOREN! Pode ser um deck lotado de Draw Power a nível de Exodia que ainda assim é difícil conseguir fazer (e completar) esse combo. Acho que nem com o Trishula e a Launcher a 2 essa estratégia vai pro Meta.

Bruno Gutierres disse...

Na verdade foi só um post fraco pra promover o meu cardmaker da Dengue.

Unknown disse...

Daora a Dengue

Mike disse...

Boas especulações, acho que algumas são até possíveis mas outras totalmente fora de cogitação.
Estou torcendo para que a prox ban seja a com mais modificações para dar uma mega variada, mais do que já está no meta game !

Torpedoborec disse...

Seria interessante se os novos WATERs ganhassem BanList logo de cara XD
Como ultimamente andam abusando deles, acho que eles não fugiram da próxima BanList XD
Ótimo post cara! Seria uma pena se alguém deletasse ele... Sqn XD
Continue assim!
Adoraria se o mosquitinho da dengue existisse... XD

(G.O.D) Zero disse...

gostei do post mas se fosse uma wishlist minha eu não deixaria de comentar sobre a E-emergency call e a A live hero que foram semi-limitadas na banlist passada junto com o o duality e que eu gostaria bastante de ver elas livres de novo pra hero sair comendo geral ai, que apesar de continuar aparecendo em alguns torneios perdeu muito a força depois que essas cartas foram semi-limitadas

Unknown disse...

otimo post amigo , mais eu acho q a call of haunted pode ser semi-limitada estão abusando demais dela e enquanto ao dark magician of chaos acho q ele não seria limitado por causa dos prophecy , mais vou torcer para a gustkraken voltar a 3 so não monto um deck de inzektor por causa desse deck de gishki hieratic ,vamos ver no que vai dar em março (yn)

Bruno Gutierres disse...

Adoraria que mudasse o metagame de novo, já enjooei desse monte de traps. A propósito se não percebeu isso foi uma wishlist, previsão de banilist mesmo só em fevereiro, confie nas world premieres, Abyss Dweller já virou praticamente uma stapple e já foi um mega nerf pra DW e Mermail.

Bruno Gutierres disse...

Torço pra que não, e também acho meio difícil, o que a Konami pode lucrar com Abyssmegalo dá pra acabar com a fome na África, fora que Inzektors que eram bem mais apelões quando chegaram no TCG conseguiram sobreviver a primeira banilist, se Mermail/Atlantean/Genex for mesmo pra banilist acho que irão só mesmo em Setembro. Mas se bem que do jeito que está são tantos suportes pra esse deck que ele poderia ficar com 60 cartas facinho. Que venha a banilist, pior do que aconteceu com Inzektor não pode acontecer.

Bruno Gutierres disse...

Também pensei nisso na hora de fazê-la, mas acho que por enquanto a Konami não pretende isso, a menos que eles queiram lucrar com os noble knights. De qualquer forma seria bom isso, porque de qualquer forma HERO não tá mais conseguindo competir seriamente no Meta.

Bruno Gutierres disse...

Obg Thiago, e acho que call of the haunted já ficou tempo demais na banilist, ela não voltaria só porque alguns decks cof cof inzektor cof cof estão fazendo um bom uso dela, é mais fácil nerfar os decks cof cof hornet cof cof (essa chuva me deixou meio gripado). Ah e não desiste do deck de gishki não, é um dos melhores decks que já inventaram, é bem capaz da gustkraken voltar a 3 mas daí eles levariam um ou dois tefnuits. Por enquanto aproveita que tá tudo barato e que você pode usar e monta um inzektor mesmo. , porque aqueles gbzinhos ninguém mais quer.

juliano lara disse...

Muito bom o post, e o blog também, vou passar a acompanha-lo direto.

Bruno Gutierres disse...

Obg

Acessos até agora