segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dessa vez vocês não escapam...

Quem acompanhou o World Championshi 2012 viu que Inzektor ganhou o 1º Lugar, o 2º Lugar e o 3º Lugar.  Como se já não bastasse pearam o 4º, 5º e o 6º lugar também. Dessa veza Banilist com certeza não perdoará, eles não são Top Tier aqui no TCG como também no OCG e ainda por cima faturam tudo no Mundial, não deixando nem chance dos outros decks terem um pouco de felicidade.


Aqui está um gráfico exemplificando a situação do Mundial desse ano onde o Top 8 era formado por 6 Inzektors, 1 Dimensional Skill Drain e 1 Exodia:


Pelo amor hein! Eu esperava ver Wind-up, Chaos Dragon, Dino Rabbit, HERO Beat, e tudo o que eu encontro é Inzektor!A resposta para esse infortúnio é simples, os jogadores do OCG não podiam jogar com cartas que ainda não chegaram no TCG, e nós do OCG não podíamos jogar com exclusivas do TCG. Agora vamos fazer uma análise e ver onde os decks foram prejudicados:

- HEROBeat/Alive HERO - Sem Excalibur fica difícil fazer OTK, ainda mais com Hornet destruindo tudo o que se move, mas ainda assim eles marcaram um pouco de presença.

- Wind-Up - No OCG não tem nem Wind-Up Shark e nem Tour Guide, peças chaves para fazer Carrier e começar o Looping, ou seja, perderam metade do potencial.

- Dino Rabbit/Verz Laggia - Para o pessoal do TCG ficou difícil sobreviver sem Dolka e Tour Guide, principalmente porque o deck é lento é precisa de Tour Guide e Leviair para acelerar. Para os japoneses, não foi fácil sobreviver sem os Verz/Evilswarm que ainda não chegaram aqui, ou seja, perderam metade do deck.

- Chaos Dragon - Acho que o que ferrou mais com o Chaos Dragon foram os vários decks que utilizavam Necrovalley, Skill Drain e Malefics, que acabam pegando no ponto fraco do deck.

- Gishki Hieratic - Sem Constelar Ptolemys Messier 7 o deck nem faz cócegas, não tem todo aquele poder de reciclagem para acabar com a mão do oponente.

- Dark World - Não tiveram muitos competidores com DW, mas acho que perante os outros decks, ou melhor, side decks eles não tiveram muita chance, mas acho que a falta de Adreus influenciou um pouco.

- Final Countdown/Chain/Burn - Apesar de chatos esses decks dependem muito de Traps, Royal Decree é presença em todos os Side Decks por lá.

- Gravekeeper/Necrovalley Malefic - Se Necrovalley os Malefics também vão, além do que os Monstros do Beatdown se tornam extremamente vulneráveis à limpeza de Hornet.

E quanto aos Inzektors? Eles foram os únicos que estiveram com força total e não puderam ser parados por nada. Praticamente todas as cartas essenciais para o deck são OCG/TCG, e onde os outros falhavam eles superavam. Os poucos deck que assim como eles não foram muito afetados pela diferença entre OCG e TCG não passavam pelos decks Skill Drain/Necrovalley/Dimensional Fissure/Malefic, mas eles só precisavam de alguns sacrifícios. Skill Drain pode ser destruída por Hornet, já que enquanto está equipado é tratado como Equip Spell, e se ela já estiver em campo Typhoon e Heavy. Quanto à Necrovalley e Malefics, podem ser um obstáculo fácil de ser superado com Hornet e o mesmo vale para Dimensional Fissure já que ela só remove monsros. Mas se o deck de Inzektor fosse feito dó de Inzektors eles não seriam tão temidos, em meio à tudo isso temos BLS, Effect Veiler, DAD...

Destaque para os dois deck que conseguiram chegar ao Top 8 contra os Inzektors


O primeiro foi um deck Skill Drain que também usava Necrovalley e Dimension Wall para tentar combater os Inzektors ao mesmo tempo que invocava fortes Malefics. Mas como sempre o Side Deck falou mais alto, e Royal Decree em conjunto com Typhoon, Heavy e DAD recuperaram o controle sobre o campo dos Inzektors.


Esse deck ganhou muito o meu respeito. Ele abusava de cartas como Upstart Goblin e Gift Card para aumentar bastante a diferença entre os LPs para usar a carta chave do Deck, Hope for Escape, onde ele comprava cerca de 5 cartas devido a enorme diferença de LPs principalmente depois de pagar 1000 LPs. Ele também usava cartas como Jar of Greed, Reckless Greed e Legacy of Yata Garasu para poder ativar Accumulated Fortune durante a Chain Link 4 para poder comprar muitas cartas, fora as clásicas Waboku e Threatening Roar para se salvar do dano. Ele até saiu bem contra Royal Decree, pois Twister além de destruí-la e ainda aumentava a diferença de LPs, fora a Typhoon de sempre, mas ele foi pego pelas Solemns que além de negar alguma coisa diminuíam a diferença entre os LPs (principalmente Judgment, Warning ele ativava nos próprios monstros) diminuindo assim o número de cartas compradas por Hope for Escape, muitas vezes invertendo a situação. Os Swift Scarecrows bem que seguraram do OTK mas chegou uma hora que não deu mais.

Esse foi o resultado do World Championship 2012, onde os Inzektors faturaram geral, mas a culpa nem foi muito deles,e sim da incompatibilidade entre OCG e TCG, que prejudicou muitos decks, forçando alguns competidores trocarem de plataforma. E vocês, o que acham, dessa vez Inzektor vai de jeito pra Banilist e de lá não sai tão cedo, ou eles nem estão tão fortes quanto os outros Top Tiers, foi mais a sorte e a incompatibilidade entre TCG e OCG que definiu a vitória?

Um comentário:

Torpedoborec disse...

Eu acho que os inzectors serão afetados sim pela banlist, mas o maior problema foi a incompatibilidade de OCG/TCG e os side decks.

Acessos até agora