quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Report YCS Miami - Felepz

YCS MIAMI - Karakuri Stun (?)


Eae galera daorassa do blog ~o~ 
Pensei em fazer uma análise de um dos decks que mais chamou a minha atenção do YCS Miami
Esse deck usado pelo Desmond Johnson pegou Top 4 e mostrou um estilo diferente de se usar os Karakuris: FAZENDO UM STUN








Top4 Desmond Johnson (Karakuri)

Monsters: 18
3 Karakuri Komachi mdl 224 "Ninishi"
3 Karakuri Merchant mdl 177 "Inashichi"
3 Karakuri Strategist mdl 248 "Nishipachi"
2 Karakuri Soldier mdl 236 "Nisamu"
1 Karakuri Ninja mdl 919 "Kuick"
3 Psychic Commander
3 Solar Wind Jammer

Spells: 17
3 De-Synchro
3 Emergency Teleport
3 Instant Fusion
2 Mystical Space Typhoon
2 Karakuri Anatomy
1 Karakuri Cash Cache
1 Monster Reborn
1 Heavy Storm
1 Pot of Avarice

Traps: 5
2 Royal Decree
2 Solemn Warning
1 Solemn Judgment

Extra Deck: 15
3 Karakuri Steel Shogun mdl 00X "Bureido"
3 Karakuri Shogun mdl 00 "Burei"
1 Ally of Justice Catastor
1 Scrap Dragon
1 Black Rose Dragon
1 Stardust Dragon
1 Naturia Beast
1 Naturia Landoise
2 Cyber Saurus
1 Wind-Up Zenmaines

Side Deck: 15
3 Cyber Dragon
2 Effect Veiler
2 Night Beam
2 Dimensional Fissure
2 Light Imprisoning Mirror
2 Soul Drain
2 Gozen Match

(Copiei a decklist do post do Vitor pq tava com preguiça de digitar zzz)

"Mas titiu FelepZ, como um deck focado em OTK faz Stun?"

Bem, se você olhar a decklist, vai ver que é um deck focado em OTKs, como a maioria dos decks Karakuri. Mas a diferença nesse deck é o jogador. Qualquer um iria pensar em segurar o jogo até o OTK vir, mas o Desmond não. Eis o que ele faz com o deck: 

Round 11 Feature Match: Desmond Johnson vs. Jonathan Swartz

Duel 1:
Johnson começou o match final com 2 Emergency Teleport Royal DecreeInstant Fusion,Karakuri Komachi mdl 224 “Ninishi”, e Karakuri Soldier mdl 236 “Nisamu”. Ele ativou Instant Fusion para trazer o Cyber Saurus, então Normal Summoned Ninishi, e Swartz respondeu com Effect Veiler. Johnson Synchro Summoned Karakuri Steel Shogun mdl 00X “Bureido” e o usou para trazer Ninishi para o campo. Ele Normal Summoned Nisamu e Synchro Summoned Karakuri Shogun mdl 00 “Burei”. Seu efeito trouxe Karakuri Merchant mdl 177 “Inashichi”, e Emergency Teleport trouxe Psychic Commander para o campo. Ele puxou Ninishi com Bureido, então Synchro Summoned Naturia Beast. Ele setou a Decree. 

Duel 3:
Johnson começou o último duelo da Swiss com 2 Psychic CommandersInstant FusionSolemn Warning, Inashichi, e Nisamu. Ele ativou Instant Fusion para o Cyber Saurus, então Normal Summoned Commander. Ele Synchro Summoned Karakuri Steel Shogun mdl 00X “Bureido”, e trouxe  Ninishi para o campo. Ele Normal Summoned Inashichi para colocar Karakuri Cash Cache para sua mão. Ele a ativou, colocando Inashichi na posição de defesa e adicionando Ninishi para sua mão. Com o efeito do Bureido, ele puxou Monster Reborn! Ele ativou-o e trouxe o Cyber Saurus e o tunou Ninishi para outro Bureido, que Special Summoned Nishipachi para o campo. Ele mudou Inashichi para a posição de ataque e Bureido o fez puxar Instant Fusion. Ele tunou Nishipachi com Inashichi com Naturia Beast e setar Solemn Warning.


Basicamente, ele faz um campo EXTREMAMENTE foda e faz um Naturia Beast pra você não poder usar suas Spells. Por isso é um um Karakuri Stun. Mas nada impede ele de ir pro OTK, como podemos ver nesse duelo:

Top 16 Feature Match: Desmond Johnson vs. Tahmid Zaman


Duel 1:
Johsnon começou fazendo Special Summon Solar Wind Jammer! Ele segui com Karakuri Komachi mdl 224 “Ninishi” e Synchro Summoned Karakuri Steel Shogun mdl 00X “Bureido”! Bureido Special Summoned Karakuri Komachi mdl 224 “Ninishi” de seu Deck. Ele usou sua extra Normal Summon da Ninishi  para colocar o Karakuri Merchant mdl 177 “Inashichi” em campo. Inashichi adicionou Karakuri Cash Cache para sua mão, e o ativou para colocar Ninishi em sua mão. Inashichi foi para a posição de defesa pelo Cash Cache, e Bureido o deixou puxar uma carta. Ele Synchro Summoned Naturia Beast e setou uma Spell/Trap.
 A mão de Zaman no Top 16 foi Allure of DarknessMoulinglacia the Elemental Lord,Monster RebornDark HoleAbyss-sphere, e Atlantean Dragoons. Ele somente setou uma Abyss-sphere.
Johnson mudou Bureido para a posição de defesa e puxou uma carta, então usou Mystical Space Typhoon. Zaman Chained Abyss-sphere e trouxe Mermail Abysslinde para o campo, e seu efeito trouxe Mermail Abysspike para o campo. Abysspike descartou Dragoons, e Zaman pôs  Deep Sea Diva e Genex Undine em sua mão. Johnson Normal Summoned Ninishi e Karakuri Soldier mdl 236 “Nisamu”, então Synchro Summoned Karakuri Shogun mdl 00 “Burei”. O Efeito do Burei trouxe Nishipachi para o campo, e ele mudou Bureido novamente para a posição de ataque. Nishipachi e Beast foram usados para a Synchro Summon do Scrap Dragon. Scrap selecionou Abysspike e a carta virada para baixo de Johnson, que ele fez Chain: Emergency Teleport! Quando ele a revelou, Zaman concedeu!

Como podemos ver, é um deck extremamente versátil, e que pode começar com um ótimo campo. Mas o que permite que esse deck faça tudo isso NO PRIMEIRO TURNO?

Solar Wind Jammer

SolarWindJammer-ABYR-EN-C-1E

If you control no monsters, you can Special Summon this card (from your hand), but its original ATK and DEF become halved. During each of yourStandby Phases: Increase the Level of this card by 1. There can only be 1 face-up "Solar Wind Jammer" on the field.

Sim, esse barquinho é quem permite fazer tudo isso. Ele é um Cyber Dragon piorado, por isso os 3 no side pro duelo 2. Mas quando você vai começar, ele é o seu melhor amigo o/

Bem, não vou explicar o deck em detalhes pois acho que todos sabem como um Karakuri funciona.

Mas queria falar por que eu acho que esse deck pegou Top 4. Além do Desmond ser um ótimo jogador, ele levou uma estratégia inusitada para o YCS, o que pegou muita gente de surpresa. Além do que, é um deck rápido e com um ótimo primeiro turno, então mereceu o Top.
Mas, como o Psychic Gransoil do Jeff Jones, não acho que tenha um lugar no meta. É uma daquelas estratégias que funciona uma vez porque ninguém espera, mas depois todos procuram saber como funciona e sabem jogar contra o deck.

Bem, é isso por hoje. Eu estou com várias idéias, mas pouco tempo D:

Adeus pessoal, e até a próxima o/

FelepZ

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