terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Netdeckers, Decks prontos, Dueling Guide e o Futuro da Criatividade.



Oi galera. XD

Hoje gostaria de falar sobre um assunto que sempre foi bastante comentado. Sabe aquele cara que espera o resultado do YCS/Nacional/Seja-lá-o-que-for e então monta o deck exatamente igual ao do campeão? Isso é ser um netdecker.

A lógica nisso seria: "Ah, eu tenho o deck do vencedor, vou ganhar também" sendo que às vezes eles não tem a *Skill* necessária para.

Sejamos francos: Yu-Gi-Oh! é um jogo onde NÃO há Skill. É sério. Há Timing e Raciocínio. Você não é "habilidoso" em YGO. Você tem o Timing das jogadas e raciocina de forma lógica, antecipando jogadas. Mas isso não é Skill. Konami não promove um jogo com Skill. Instant Win não é Skill, Burn não é Skill. OTK não é Skill.

Tirando de outros Card Games, o único outro que jogo é Pokémon. Não considero que haja Skill, apenas uma certa em balancear jogadas com Energias, Trainer e Bench nos Pokémons. É menos "apelão" que YGO, mas um não leva vantagem sobre os outros.

Ao mesmo tempo em que temos um formato balanceados, chegamos a um momento onde poucos decks novos aparecem. Aparecem Arquétipos, que já vem praticamente definidos o que usar pela Konami, e alguns outros suportes surgem, mas o fato é: A criatividade está sumindo desse jogo.

Ao mesmo tempo que Players como Jeff Jones inovam e criam decks como Psychic Grandsoil, Netdeckers usam os decks Cookie-Cutter como o próprio Grandsoil, Macro Rabbit e etc.

A Konami também lança lá seus Dueling Guides, que praticamente diz tudo o que você deve fazer com o deck. Isso que tira a "Skill" do jogo.

E antes, era diferente? O que fazia aquele jogo com Monstros Normais mais estratégico que esse? Havia Raigeki, Pot of Greed e muitas outras Power Cards.

Mas vamos direto ao ponto: Netdeckers, bons ou ruins para o jogo?

Importante ressaltar que nem todos Netdeckers são ruins, Hurr Durr. Imagina aquele cara que acabou de chegar ao jogo e não sabe montar os decks, esses Dueling Guides ou Decks prontos irão ajudar o cara a entrar no mundo do jogo mais fácil.

Lógico que também temos aqueles que Netdeckeiam e jogam a muito tempo, sedentos por vitórias talvez por terem perdido muito no passado.

Sempre temos Decklists que se tornam muito populares, um exemplo é a lista do Jack Bruun, que dois dias após o YCS estava INFESTANDO no Dueling Network..

Monsters: 18
3 – Kabazauls
3 – Sabersaurus
3 – Jurrac Guaiba
2 – Rescue Rabbit
2 – Tour Guide From the Underworld
2 – Spirit Reaper
1 – Sangan
1 – Night Assailant
1 – Neo-Spacian Grand Mole

Spells: 9
3 – Forbidden Lance
2 – Mystical Space Typhoon
1 – Heavy Storm
1 – Dark Hole
1 – Book of Moon
1 – Monster Reborn

Traps: 14
2 – Macro Cosmos
2 – Dimensional Prison
2 – Fiendish Chain
2 – Bottomless Trap Hole
2 – Torrential Tribute
2 – Solemn Warning
1 – Starlight Road
1 – Solemn Judgment

Side Deck: 15
2 – Thunder King Rai-Oh
2 – Snowman Eater
2 – Maxx C
2 – Nobleman of Crossout
2 – Soul Taker
2 – Dust Tornado
1 – Mystical Space Typhoon
1 – Gorz the Emissary of Darkness
1 – Macro Cosmos

Extra Deck: 15
2 – Evolzar Laggia
2 – Evolzar Dolkka
2 – Leviair the Sea Dragon
1 – Stardust Dragon
1 – Number 39: Utopia
1 – Photon Papilloperative
1 – Maestroke the Symphony Djinn
1 – Gagaga Cowboy
1 – Acid Golem
1 – Number 17: Leviathan Dragon
1 – Temtempo the Percussion Djinn
1 – Wind-Up Zenmaines



Também há quando a inovação é copiada. Sabe aquele monte de cards bons que o Billy Brake usou criando o Plant Synchro? No outro YCS estava TODO MUNDO usando..




O que você acha deles, e a criatividade do jogo? O que você acha que será o futuro desse Card Game? Eu escrevi pouco, porque quero a SUA opinião. Comente!

5 comentários:

Anônimo disse...

não acho que isso seja falta de criatividade nem roubo, no meu caso por exemplo desde o surgimento do dino rabbit eu tinha vontade de montar um deck desse masi era muito caro e talz desde o ycs seatle comecei a montar um ja que esta muito barato meu deck de main é igual o do jack e por causa disso nao quer dizer que eu roubei e talz

Unknown disse...

Tenho nada contra, mas eu simplesmente não faço isso.

Bruno Gutierres disse...

Se quando você diz Skill, você se refere a habilidade do jogador, eu discordo de você. A habilidade do jogador está na maneira de como ele consegue se adaptar com determinadas situações e ainda assim aplicar suas jogadas, saber o momento certo de ativar determinada carta ou fazer uma jogada, e tudo isso se adquire com esperiência e conhecimento em relação ao jogo e ao estilo dos decks.

Mas ainda assim acho que o jogo tá deixando de ser criativo e perdendo um pouco a graça, mas isso é mais culpa do formato que apesar de fazer com que haja uma variedade de decks competindo seriamente, nos força a ver Solemns, Torrential e Botomless juntas em 9 de cada 10 decks e presenciar jogadas que consistem em atacar com um monstro mais ou menos enquanto se protege com Staples. Se for pra ficar assim é melhor trazer Raigeki, Pot of Greed e Giant Trunade

Henrique disse...

Vc podia fazer uma Build própria :3

Henrique disse...

"A habilidade do jogador está na maneira de como ele consegue se adaptar com determinadas situações e ainda assim aplicar suas jogadas, saber o momento certo de ativar determinada carta ou fazer uma jogada,"

Timing e Raciocínio.

E concordo com a segunda parte.

Acessos até agora