domingo, 2 de setembro de 2012

O Metagame até Março

Eu estou desde quarta enrolado nessa matéria mas só agora consegui terminá-la. Decidi separar em uma espécie de Top 15, com base em uma pesquisa que eu fiz com todos os duelistas que eu conheço, o que será do Metagame daqui até Março. Nessa lista estão todos os decks que com a Banilist atual se beneficiaram e de alguma forma podem acabar marcando presença em campeonatos no TCG. Bom sem mais demora, vamos ao Top 15:


15º - Burn/Stall




Em 15º lugar ficam os decks tanto Stall, como os Burn, como um Stall Burn. Agora tudo o que era feito pra segurar o jogo pode à 3 e pra melhorar também volta Magic Cylinder e Marshmallon, os melhores Stall Burn do jogo. Enfim, estes decks estavam bastante esquecido devido ao poder dos antigos Metas, mas agora... Se bem que com os Xyz, já era de se esperar Level Limit - Area B de volta assim como Gravity Bind, fora as Typhoons e Heavy Storm.

14º -Dimensional Drain Valley



O nosso anti-meta nº 1, com as cartas mais FDPs promete continuar dando as caras nos campeonatos por aí. Não que alguma coisa tenha melhorado pra eles mas agora sem Inzektor na parada fica muito mais fácil. Só não fica fácil encarar Decree com Skill Drain e Macro.

13º -Lightsworn


Primeiro foi a Lumina Semi-Limitada e agora Necro Gardna. Com certeza a Konami está querendo se desculpar com os Lightsworn, fizeram até os Lightrays que combam até que muito bem. Agora os Lightsworn estão mais brutos do que nunca e o "Jumento" está com mais "OTKzento" ainda, se não são as Veilers e Solemns em nossas vidas é OTK de Lightray com Judgment, Lumina e Wulf. Depois dessa não duvido nada que eles voltem Charge of The Light Brigade. 

12º -Alive Gladiator Beast



GB já foi um grande Top Tier em sua era de ouro mas foi subitamente atacado pela Banilist. Mesmo com 1 Bestiari só, o deck agora conta com a ajuda dos Elemental HERO, para conseguir invocar as poderosas fusões no 1º turno, até mesmo Heraklinos. Eu também achava que eles não voltariam, mas ultimamente tenho visto uma quantidade razoável deles em campeonatos no OCG e uma procura grande pelas cartas de GB por aí, na verdade esse mês eu vi bastante gente jogando de GB. O fato é que agora que os grandes decks apelões foram nerfados, tudo que era Tier 2 está voltando, isso sempre acontece. Porém veremos quais serão as novas ideias e se os GB vão continuar com a mesma consistência e poder de antes.

11º -Spellbook/Spellcasters



Apesar de os Prophecy não terem tanto poder quanto antigos decks Spellcaster, os Spellbooks são um suporte geral para este tipo. Todos os decks Spellcaster podem se beneficiar dessa poderosas Spells, creio que todos os decks possíveis de Spellcaster já tenham sido testados com esses novos suportes. Mas o que me faz acreditar que eles vão dar as caras em campeonatos são dois fatores: o preço e a exclusividade. Quem já deu uma pesquisada em sites de compra já viu que elas vieram meio salgadas, e também já tivemos   1 Prophecy e um Spellbook exclusivos para o TCG. E nós já vimos que quando a Konami quer ganhar dinheiro ela pode transformar um monstrinho normal em um arquetipo caro e mega competitivo. O que estou querendo dizer é que a Konami parece ter se interessado no lucro que eles podem dar, então a qualquer momento pode sair um exclusivo muito apelão para Spellcasters ou Spellbooks.

10º -Hieratic



Apesar de não terem dado muito as caras por aqui já que no TCG seu potencial de OTK é mais reduzido, eles podem surpreender daqui pra frente. Com os antigos Top Tiers enfraquecidos, Hieratic tem grandes vantagens. Mesmo com REDMD limitado e seu buscador Semi-Limitado eles ainda são capazes de um Swarm estupendo e ainda contam com suas Xyz poderosas. Já não estão mais tão poderosos quanto antes, mas ainda dão pro gasto.

9º -Synchros (Plant, Psychic e etc.)


Coloquei Synchros para generalizar todos os deck focados em Synchros. Primeiro, agora que Emergency Teleport veio a 3, os Psychics finalmente vão voltar a glória (mesmo sem Mind Master OTK) e fazer 1578765786 Synchros por turno, e não somente os Psychics, mas todos os deck que já a utilizavam a 2 agora vão ficar muito mais apelativos. Também temos Spore de volta que com seus amiguinhos Dandylion e Lonefire Blossom podem fazer os Plants brotarem novamente nos campeonatos fazendo Synchros e mais Synchros. Mas quem realmente parece estar renovando as decklist é Debris Dragon, que agora Semi-Limitado parece estar dando novas caras a antigos decks, e com a saída de Inzektor, Chaos Dragon e Wind-Up, os decks Synchro vão apelar é com estes 3, e prometem.

8º -Agents/Fairy



Foi só Earth ficar Semi, e já começou a chover Agents lá no OCG. Porque de fato o Deck nunca esteve ruim, ele só ficou mais lento quando Earth foi pra Banilist. Mas o tempo foi o suficiente para o deck achar outras soluções para a perca da velocidade, e agora que Earth está à 2, todas estão loucos atrás dessas fadas. Pode ser que aqui eles não fiquem Top Tier, mas com certeza vão aparecer em algum Campeonato.

7º -Dino Rabbit



Agora me diz, pra que Semi-Limitar o Rabbit? O efeito dele só dá pra usar 2 vezes, e o problema de ele não chegar na mão já foi resolvido com Tour Guide e Gold Sarcophagus. Na minha opinião isso foi só pra não falar que eles não fizeram nada contra Dino-Rabbit, porque o Deck está com a maior vantagem. Agora que não tem mais Chaos Dragon ou Inzektor pra arrebentar com eles, com certeza vão aparecer mais deles por aí, anida mais quando os Evilswarm chegarem ao TCG.

6º -Madolche



Com o poder de reciclagem mais supremo da face da Terra, os Madolches sempre acabam com a vantagem de mão e nunca ficam sem ter o que fazer. A grande vantagem deles é que por mais que você os destrua, remova, volte para a mão/deck e limpe campo, sempre haverão Madolches na mão que foram retornados pelo efeito de Chateau, ou seja, você verá de novo a mesma jogada e o campo deles enchendo. Fora o combo Madolche Queen, Cheteau e Ticket que não só abrem território para um Semi-OTK e ainda prepara a mão para a próxima jogada. Sem contar as cartas de descarte da qual eles podem se aproveitar como Phoenix Wing Wind Blast e Raigeki Break, lembra até os malditos Frogs.

5º -HERO (Beat, Alive, Destiny)


Como se Semi-Limitar Emergency Call e A Hero Lives fossem adiantar alguma coisa, a única diferença é que agora eles podem colocar mais Traps e Noble Knight Gawayn. Já que não foi difícil achar substitutos agora eles estão arrebentando tudo, principalmente com o lançamento de Excalibur aqui no TCG e com a queda dos Inzektors, Chaos Dragon e etc. Eles já estão sendo muito procurados e pra falar a verdade, o meu Bubbleman que eu paguei 3,00 no início do ano foi vendido por 15,00 agora, fora que está mais fácil de achar Necroface Secret Rare do que um Bubbleman pra comprar (mentira não é pra tanto). Outra coisa interessante que tá rolando no OCG é eles juntarem com os Destiny HERO, pra ganhar uma Draw Power Extra e um Swarm maldito. De fato eles são a cara do novo Meta, só não estão em primeiro porque daqui pra frente as coisas podem mudar e muito, já que uma carta exclusiva no TCG (lê-se Tour Guide) pode fazer uma enorme diferença.

4º -Machine


Quando eu digo Machine eu quero dizer todos o Machines possíveis. Karakuri, Geargia, Machina, Gadget, Genex/Ally, Ancient Gear, tudo isso voltou depois que lançaram o Gear Gigant X. Foi deck de Offering Gadget, Machina Gadget, Karakuri Geargia, Machina Geartown, ou atá mesmo tudo isso junto, tudo que é deck que usa Machine virou Meta por causa desse Gadget Azul. Eu não me arrisco a dizer um deck certo mas com certeza haverão muitos decks Machine daqui pra frente, e dos mais diversos.

3º -Mermails/Atlanteans/Genex


Como todos dizem, provavelmente os sucessores dos Inzektors. Com um grande poder de busca e reciclagem, os novos guerreiros marinhos que estão previsto para chegarem no final do ano já fazem o maior sucesso no OCG. Quando a Konami lançou o Realm of the Sea Emperror perto da data de lançamento do Abyss Rising, praticamente implorou para os jogadores juntarem Mermails com Atlanteans. E a mistura vingou, como se já não bastasse unir o útil ao agradável também uniram o velho com o novo, já que só por serem WATER e Fish/Aqua/Sea Serpent já ganharam uma porção de suportes dos antigos decks WATER. Além disso os Atlanteans  com sua vantagem de serem mandados ao cemitério por custo, puderam se aliar aos Genex para formar uma build criativa e tão poderosa quanto Mermail Atlantean puro. Fora os Synchros e Xyz Water do qual eles também vão poder tirar proveito.

2º -Six Samurai


Apesar de estarem afastados a algum tempo, assim como os HEROes os Six Samurai foram acordados pelos Xyz. Outro deck que também nunca esteve ruim, mas acabava sendo ofuscado pelos outros Top Tiers que víamos por ai. Além disso, com os novos Xyz Heroic o deck ganhou uma vantagem enorme por causa do seu tipo, tornando a carta Asceticism of the Six Samurai um abuso. Nem tenho muito o que comentar, todos conhecem Six Samurai e eles sempre marcaram presença no deck, eu só acho que eles perderiam o 1º lugar porque já presenciei o total poder deles...

1º -Dark World



Para os Haters só tenho uma palavra a dizer: VIRUS. Essas cartas deviam estar todas banidas, o nego ativar as duas é praticamente fim de jogo, na verdade acho que a única carta que empata em chatice com elas é Royal Tribute, ambas se forem usadas no começo do duelo são fatais. Eu nunca gostei dos DW, principalmente porque o meu melhor amigo tinha um deck praticamente completo (com exceção de Fabled Raven que era bem caro) e eu nunca gostei do estilo e nem da artwork deles, mas houve um deck que me fez respeitá-los, Malefic Dark World Exodia. Apesar de parecer estranho a primeira vista o deck era um pesadelo. Aproveitava o efeito de The Gates of the Underworld enquanto usava os Melefics como proteção, ao mesmo tempo em que titio Grapha e Snoww faziam a festa com seus filhinhos Sillva, Goldd e Broww. E com tantos Dark de Level e ATK alto ele abusava das Virus e Advance Draw, fora a toda FDP poderosa Skill Drain pra ferrar mais ainda com as suas jogadas, além da odiada Card Destruction só pra dizer "Você quer usar essa Heavy Storm? Pois não vai! HAHAHAHA!". O Exodia era o Plano B, claro, todo deck usa o Exodia como Plano B, principalmente se os seus Malefics/Grapha não deram um OTK no oponente. Enfim depois de toda essa explicação o ponto em que eu quero chegar é que os DW tiram benefícios de quase todas as cartas que todos odeiam, além de serem um pouco Anti-Meta Meatdown, mas ainda sofrem com Side, mas nada que um Side bem trabalhado não resolva.



Como vimos o fator mais decisivo para este Metagame foi a Banilist que simplesmente chegou e nerfou tudo o que tava dominando, com isso os caminhos foram abertos para que novos decks possam se arriscar, e também os decks que já estavam bons mas eram tão OP quanto os outros Top Tiers possam chegar/voltar a ter grandes momentos de glória. Mas isso aí foi só uma previsão, a confirmação nós só teremos futuramente porque vários fatores podem influenciar, nunca se sabe quando alguém vai inventar um deck novo com um super potencial de OTK, ou quando vai sair uma exclusiva do TCG boa o suficiente para revolucionar os decks. Fora que as vezes os Side Decks podem estar mega preparados para alguns perigos, então, certeza mesmo nós não temos de nada. Bom pessoal por hoje é só, e caso tenham visto algum erro meu ou discordam de algo que eu disse podem deixar no comentários. Até mais.

Nenhum comentário:

Acessos até agora