Estamos em Stembro, mais uma Banilist vem por aí, e todos estão loucos dando seus palpites. A situação em que estamos é a de um recente troca de plataformas e algumas cartas que já foram consideradas OP demais para saírem da Banilist jogáveis. Ou seja temos Decks variados como Top Tiers ao mesmo tempo que fortes demais para dizermos qual é o melhor. Porém ao mesmo tempo vemos que alguns decks estão mega prejudicados enquanto outros estão super OP tudo para induzir à troca de plataformas e a compra de determinadas cartas/decks. Bom mas chega de enrolação e vamos logo ao que interessa.
Reborn Tengu está a pouco tempo na banilist como Semi-limitado, mas quem já tentou jogar com ele assim percebeu que a 2 ele ficou praticamente inutilizável. Não que ele seja uma carta ruim, mas só com 2, você já tem a chance de puxar logo os 2 e acabar com ele. O principal uso dele era para Synchros, mas agora podemos ver que os Synchros Deck já não possuem mais tanto poder quanto antigamente, seja por terem sido atacados pela Banilist quanto por haverem mais suportes/decks para Xyz. E mesmo assim Reborn Tengu não pode ser adaptado aos Xyz, pois segundo o Rulebook de 2011, Detach um monstro não é removê-lo do campo, ou seja ele já não apresenta tanto perigo como já foi, se voltar tem muita coisa que ainda pode segurá-lo.
Outra que entrou para a Banilist este ano. Eu sei que vocês devem estar se perguntando "Esse cara nunca viu um deck de Gadget não?", e é justamente por isso que vão deixá-la à 3 novamente. Quando o Structure Deck Dragons Collide estava prestes a ser lançado eles tiraram dos banidos simplesmente o monstro mais perfeito para um Deck de Chaos, Black Luster Soldier - Envoy The Beginning. Quem acompanha o Meta no OCG sabe que muitos decks que estão chegando pra cá vão se beneficiar muito de Ultimate Offering (Offering Machina Gadget, Geargia, Madolche) muitas vezes fazendo OTK, e não seria uma má ideia eles liberarem ela à três novamente porque assim deixaria muitos outros decks competitivos, e o pessoal começaria a ter ideias, e o Meta ficaria mais diversificado.
Semi-Limitadas
Um dos Synhros mais queridos de todos. Eu achei uma super mancada colocarem ele limitado, principalmente pelo fato de ele ser um dos poucos Synchros Tuner, na verdade o único que se aplica em qualquer deck, além de ele ser Staple em qualquer Extra Deck de Synchros. Ele já foi muito apelação durante a época Plant Synchro, onde ele era usado para fazer Black Rose Dragon durante o turno do oponente caso as coisas se complicassem, mas hoje ele não é tão perigoso. Como todos perceberam os decks focados em Synchro Summon foram extremamente prejudicados pela Banilist e a tendencia é serem mais desvalorizados ainda, afinal os novos arquetipos estão sendo focados em Xyz Summon, e cada dia que se passa os Xyz tem ganhado mais vantagens e suportes. Um exemplo são as cartas Gravity Bind e Level Limit - Area B, que já foram limitadas agora estão à 3 e à 2, já que os Xyz não são afetados por elas por sua ausência de Level. E não são só elas, quantas cartas vocês já não viram que possuem uma desvantagem por level alto para compensar o efeito da carta? Além disso todos sabem que Formula Synchron, T.G. Hyper Librarian, Trishula, Glow-Up Bulb, Spore, T.G. Striker e companhia foram pra Banilist porque a Konami queria nos forçar à usar os Xyz. A previsão é que quando os decks à base de Xyz estejam dominando o Meta estas cartas voltem gradualmente a serem liberadas, e se vocês olharem já é difícil você encontrar Synchros em campeonatos, na verdade muitos decks já estão usando somente Xyz. Enfim, acho que já tá na hora de deixar a Formula para o Shooting Quasar à 2 pelo menos.
O coração dos decks Infernity. Quem já jogou com um deck de Infernity com 3 dessas sabe a diferença que ela faz no deck. Os Infernity são um dos arquetipos mais divertidos de se jogar, porque as suas condições são super simples e fáceis, basta não ter cartas na mão, e por causa disso eles já fizeram um inferno na vida dos jogadores. Eles já foram considerados o deck mais rápido de Synchro, eu mesma já presenciei um cara invocar 7 vezes o Trishula no mesmo turno usando o famoso Infernity Looping em conjunto com Brionac e Daigusto Emerald. E esta carta é extremamente essencial para o deck, que agora foi ainda mais prejudicado com a entrada de Trishula para a Banilist. Alguns dizem até que o deck já está morto... Enfim eu acho que já está na hora de dar um pequeno up pra eles, afinal os decks Synchros não estão mais tão poderosos. Ela entrou pra Banilist junto com Rescue Cat, Black Whirlwind e Substitoad, que são suportes para decks também muito famosos que provavelmente vão sair do limbo, mas não agora, a Konami quer compremos mais Tour Guides e Xyz.
Tour Guide, Tour Guide, como você já causou polêmicas. Para quem não sabe ela foi uma das maiores ferramentas da Konami para nos fazer a jogar com Xyz. Quando ela foi lançada todos acharam que ela só seria boa pra buscar o Sangan, mas alguém começou a pensar "E se eu buscar o Sangan com ela e fazer o Leviathan, além de ter um monstro com 2500 ATK ainda vou poder usar o efeito de busca do Sangan, isso é GENIAL!". Isso virou uma febre, todos começaram a gastar fortunas com Tour Guides e Xyz para usar e abusar desta jogada, eis que a Konami faz o maior Troll de todos. Eles lançaram o famoso Rulebook de 2011 no finalzinho do ano, onde dizia que Detach um monstro não era removê-lo do campo, muito menos enviá-lo do campo para o cemitério... todos chora...
A Konami realmente mereceu Trollface por esta. E eles ainda tiveram a cara de pau de botar a culpa no Reborn Tengu. Mas quem a comprou não se arrependeu, porque até hoje ela é usada em quase todo o tipo de deck, praticamente Staple em Dino Rabbit. Muitos tem reclamado dela, mas eu particularmente não a odiei muito, principalmente porque ela também te proporciona um Dead Draw maldito. Se ela for Semi-Limitada as pessoas terão que procurar outro Fiend Level 3 para substituir o espaço vazio (Provavelmente Tour Bus, que a Konami tá querendo empurrar pra gente) e vai ocorrer um risco maior de Dead Draw. Isso seria o suficiente para que ela deixasse de ser abusada como é atualmente, mas ainda assim jogável, fora que seria um pequeno nerf para Dino Rabbit.
Odiado por 99,9% dos jogadores atuais, Hornet é um dos apelativos Inzektors que apesar de fortes, não estão nem um pouquinho prejudicados pela Banilist. Eles possuem um grande poder de busca, destruição, swarm e manipulação de level, com isso eles não só limpam o campo com também invocam monstros Xyz muito fortes, muitas vezes já fazendo um OTK. E tudo isso sem nadinha na Banilist. Fora que eles são Dark, ou seja milhões de suportes, basta por uma Effect Veiler e já é o suficiente para por BLS, além de Dark Armed, Allure of Darkness e etc...
Limitadas
Wind-Up é um arquetipo muito legal (dos Metas atuais o meu favorito) e até que não são grande problema, porem... esse carinha aqui em conjunto com Carrier e Hunter cria um Infinty Looping faz você perder sua mão inteira sem mal ter começado o duelo, E ISSO NÃO SE FAZ. Se limitarem ele, o combo continuará, mas de forma menos apelona e mais lenta, porque afinal o deck não seria muito bom sem esse e continuaria forte combo. A princípio eu achava que seria o Hunter, mas a Konami liberou um post (clique aqui para visualiza-lo) falando sobre a Banilist, dizendo que não pretende alterar a posição de Hunter por enquanto. O motivo seria eles não terem se popularizado no OCG, o que é perfeitamente normal já que lá não tem nem Tour Guide e nem Wind-Up Shark, mas agora que elas estão chegando para aquelas bandas provavelmente eles vão repensar no caso. Então eu pensei logo no Rat e Carrier, porém Carrier é Xyz e pelo que parece eles não querem mexer nos Xyz por enquanto, ou seja o peso cai sobre Rat. Claro que limitá-lo não vai acabar com o combo muito menos nerfar o deck demais, mas como eles não querem mexer no Hunter, caso contrário Hunter será banido.
As circunstâncias estão à favor dele. Primeiro que ele é muito forte em um deck focado para Synchros, e como já vimos Synchros foram muito nerfados. Segundo que somente com um, o deck não ficaria tão rápido (apesar de hoje existirem milhares de maneiras de mandá-lo para o cemitério), afinal ele já entrou pra Banilist deireto pra banido. E terceiro porque como vocês já devem ter percebido, neste final de ano uma porção de suportes para monstros Water vão ser lançados, dentre eles o novo Structure Deck Realm of the Sea Emperror, e o Booster Abyss Rising que irá conter muitos suportes míticos como Bubble Bringer, Mermails, os novos Ice Counters e até mesmo o novo Fishborg, Fishborg Planter. Enfim, ele é um monstro muito bom e que seria quase Staple em um deck Water (imagino milhares de combos) e acho que não causaria tanta dor de cabeça hoje em dia como causou no passado, principalmente se viesse à 1 só.
DMC ao contrário do que os duelistas novos pensam, não foi banido por causa de um deck de Spellcasters, e sim por um deck de Warriors! O famoso D.D.T. (Diamond Dude Turbo), um deck que com a ajuda dos Destiny Hero, se baseava em mandar Spells para o cemitério para usar e abusar do efeito de DMC. Eu to quase chorando de lembrar da apelação que era esse deck, mas enfim, hoje ele não seria mais Meta como antigamente, pois Dimension Fusion está atualmente banida e Reasoning limitada, ambas cartas chaves para o bom funcionamento do deck. Fora que Destiny Hero Malicious e Destiny Draw estão Semi-Limitadas, ou seja, este deck não vai voltar a aterrorizar com a volta de DMC, assim como aconteceu com o Tele-DAD. Mas ainda assim ele seria um reforço mais que ótimo para os pobres Spellcasters que a única coisa que ganharam foram alguns Livros de Magia e uns profetinhas. E como eu já disse, os Spellbooks/Prophecys estão chegando, então grande probabilidade de a Konami dar mais esse reforço aos Spellcasters. Eu poderia ficar o dia inteiro citando motivos pra ele sair.
Coloquei eles 2 juntos porque ainda não sei qual deles vai ser Limitado isso se os dois não forem. Eles são o coração do deck (ao contrário do que muitos pensam, não é o Hornet), um tem o poder de busca enquanto o outro o de Summon. Eles juntos proporcionam uma velocidade enorme ao Deck que em conjunto com Hornet ainda fazem uma limpeza de campo das boas. O grande problema deles é que não é uma carta que está proporcionando todo esse auê e sim 3, ou seja, diferente dos Wind-Up, eles vão ter que entrar de cabeça na Banilist. Se Dragonfly for limitado, basta uma Torrential ou Karma Cut para acabar com a alegria e se Centipede for Bottomless dá um jeito. Com isso o deck precisará de mais cartas para a própria defesa e provavelmente eles vão ter que substituir o vazio com os outros Inzektors ou mais Spell/Traps Staples, e isso deixaria o deck um poco mais diversificado. Se limitarem o Hornet a única coisa que eles perderiam seriam o seu principal destruidor, fora que um só no cemitério já faz a festa, agora se os três forem limitados só Deus pra salvá-los. Eu particularmente prefiro que Dragonfly fique limitado e Hornet Semi-Limitado (pra botar um medinho com D.D. Crow).
Chegou cedo, mas já botou pra quebrar. Lightpulsar só foi lançado no Structure Deck Dragons Collide, e já deu pra perceber que ele faz toda a diferença. Como se já não bastasse ser Special Summon tão fácil como empurrar bêbado de ladeira, ele ainda ajuda no bom andamento das jogadas, tem um ataque forte (considerando sua facilidade de invocação) e um efeito melhor ainda quando é mandado para o cemitério. Basicamente ele faz o jogo acontecer, quem já jogou de Chaos Dragon sabe que ele é essencial para 99% das jogadas de Chaos Dragon, seu único defeito e perder o Timminng. Muitos acham que o coração do Chaos Dragon é Red-Eyes Darkness Metal Dragon, mas eu digo que é Lightpulsar, porque diferente de REDMD compensa usar 3 deles porque ele não pesa em situação nenhuma, sempre compensa tê-lo ou no Cemitério ou na mão, além de ser um pouquinho mais fácil de invocar, e geralmente é ele que dá uma segurança nas jogadas, assim dá pra atacar sem medo de Mirror Force e encerrar o turno sem medo de Dark Hole. Ele com certeza é o coração do deck.
Banidas
Cá entre nós, BLS já virou abuso! As pessoas estão colocando pelo menos 1 Dark e 1 Light (geralmente D.D. Crow e Effect Veiler que sempre estiveram presente em Side Decks) só pra poder colocá-lo no deck. Ele não é só mais um monstro bom pra se colocar no deck, já virou o motivo para colocar outros monstros no deck. Tudo agora está girando em torno dele e não é pra menos, um custo de invocação ridículo, um efeito do cão e ainda tem mais ataque que muitos boss de outros decks. Já deu, foi bom enquanto durou, é hora de dar tchau, sentirei saudades (ou não), cabô, vamos botar um fim nisso, já chega, estou cansado dessas malditas cobras nesse maldito avião, tá na hora do pau, pode por os créditos, vai dar entrevista no Porgrama do Ratinho e volte para sua cova de onde nunca deveria ter saído. Como podem ver existem cerca de 1000 maneiras de dizer que a Konami já lucrou o que tinha que lucrar com ele e que está na hora de abrir novos caminhos. Ele é certeza de que vai embora nessa lista e nesse dia eu vou dizer: "Até logo, até mais ver, bon voyage, arrivederci, até mais, adeus, boa viagem, vá em paz, que a porta bata onde o sol não bate, hasta la vista, não volte mais aqui, escafeda-se, e saia logo daqui."
P.S.: Obviamente se isto acontecer Primal Seed volta à 3.
P.S.: Obviamente se isto acontecer Primal Seed volta à 3.
Eu realmente não queria que ela fosse, mas desde que eu ganhei ela eu percebi que ela era apelona demais para permanecer aqui. E depois do Chaos Dragon eu vi que aí sim a p**** ficou seria. Pode ser em Machine/Cyber, Elemental HERO, Chaos Dragon, Destiny HERO, Photon, independente do deck, basta ter uma fusão usável, e é possível usar essa Super Foolish Burial Tunada, para falar a verdade acho que o nome dela devia ser mudado para este porque muito raramente a Fusão chega em campo. Detalhe que você ainda pode voltá-la pra mão pra poder mandar monstros pro cemitério de novo. Enfim essa causadora de OTK não escapa dessa vez, além do que também seria um bom nerf para Chaos Dragon que Top Tier.
Que eu queria:
Sempre deixei claro que odeio este monstro. Como se já não bastasse sua DEF alta ele ainda por cima é Light, Fairy e Level 4, sem contar que ainda pode voltar pra mão onde é o seu lugar. Mas não é isso que me deixa irritado, o que me deixa louco e ver meu melhor monstro ser destruído por um Ryko... Honest pode virar o jogo de uma hora para outra além de quebrar jogadas praticamente perfeitas. é muito difícil achar um Lockdown que resista à isto. Bem acho que um dia ele ainda vai pro limbo, ainda mais com a chegado do Duelist Pack do Tenjo recheado de monstros Light e os novos Thunder. Te odeio.
Todas as Vírus pra mim deveriam ser banidas, quem foi o louco que resolveu inventar essas maldições!!! Essas bostas nunca nem deveriam ter sido inventadas, é uma mais apelona que a outra, como se já não bastasse os 34654578674 suportes para monstros Dark, essas cartas ainda tem a coragem de existirem. Quem já enfrentou um deck que possuía uma delas sabe que a sua ativação é fatal para qualquer jogada, uma só já é o suficiente para 3 turnos de desespero, agora imagine enfrentar um deck que usava as 2... Pois esse é o inesquecível deck de Malefic Exodia Dark World. O cara não só apelava The Gates e os Malefics, como também tinha a cara de pau de ficar usando o Grapha feito Siister Serpent e ainda usava e abusava do efeito dessas malditinhas. Não tinha deck, ou melhor, mão que resistia à essa epidemia, e ainda tinha o Exodia de Plano B, como se fosse assim, normal usar um Exodia em qualquer deck, mas afinal estava certo, Além da Draw Power mega forte seu oponente ia ficar sem fazer alguma jogada durante uns 6 turnos. Elas ainda não foram pra Banilist com a sua irmãzinha Crush Card porque ninguém foi pra algum Campeonato abusando do efeito dessas bandidas, mas escrevam o que eu estou falando, Deck Dark a Konami cria um em todas as sagas, essas aí ainda vão render muitas dores de cabeça.
Bom pessoal, essas foram as minhas expectativas para essa Banilist baseado no que eu tenho presenciado jogando e também pelos campeonatos. Por enquanto nessa Banilist eu acho que é isso, mas durante as próximas acho que eles vão voltar à liberar a plataforma Synchro, por enquanto é Formula Synchron, Reborn Tengu, depois T.G.s, Spore, até chegarmos ao nível Trishula e Goyo Guardian. Se alguém discorda de alguma coisa ou concorda com outra ou ainda acha que eu me esqueci de alguma pode deixar nos comentários. Até mais!
PS: Galera, aqui é o Gabriel, desculpa por não estar postando. Quando vim dos E.U.A minha prima voltou junto comigo e tive que manter ela entretida numa cidade onde não tem como (para os mente erradas, pegar prima é errado então eu fiz nada).
5 comentários:
cara eu não sei se tu ja viu alguma decklist de wind-up mas caso tu veja uma tu perceberá que em TODAS o numero de wind-up hunter é 1.. então não faz o minimo sentido limita-la...
apesar disso otimo post embora tenha algumas improvaveis como a tour guide a 2
Mas se Winf-Up Hunter for limitado fica muito mais vulnerável à D.D. Crow, afinal haverá a certeza de que só há 1 no deck, além disso não deixará o deck muito fraco, porque os wind-up só começaram a ser mais competitivos depois do lançamento de Hunter.
Mesmo o hunter sendo limitado o deck continuará forte, pois muitos decks wind-up usam só 1 no main deck e mesmo com dd crow er facil trazelo devolta com leviair! E os wind-ups so ficaram fortes com o lançamento do set order of chaos que veio o rato, o shark e o carrier, sem eles o combo continuo naum funcionaria! pois o hunter er do photon shockwave, até ai ele não era usado!
COncordo em limitar o hornet, tá apelão demais, vide inzektors campeão do mundo.
Fishborg naum vai voltar, estamos na era xyz, lembrem que foi por isso que ele foi banido!
BLS tem que ser banido com certeza e pulsar no minimo semi limitado!
Lembrando tbm o coelho, mas acho dificil mecherem nele já que acabaram de lançar o laggia e o dolkka promo!
A Konami já deixou no site oficial dela que não pretende mexer na posição de Rabbit, GB Bestiari e Book of Moon.
Link:
http://www.konami.com/yugioh/articles/?p=3876
A propósito eles também falam sobre o Hunter, que o motivo de eles ainda não terem feito nada é porque apesar de tudo Wind-up não é muito popular na Ásia, obviamente porque lá não tem Tour Guide e nem Wind-up Shark, o que dificulta muito fazer o Carrier.
O brigado pelo toque, porque analisando bem acho que eles não mexeriam mesmo muito no Hunter. Vou modificar o post agora.
Bruno, com Honest, seus monstros não são destruídos por um Ryko, são destruídos pelo Cachorrinho.
Postar um comentário