domingo, 29 de julho de 2012

The Atributtes - Water

Bem eu deveria postar os Darklords aqui, mas vou esperar para postar semana que vem. Hoje eu vou dar inicio a um trabalhinho que eu e o Vitor estamos programando. Primeiro eu entro com um Deck de um Archtype Water. E o escolhido da vez foram os Gishki.

Bem, os Gishki foram introduzidos ao OCG no "Duel Terminal - Raid of the Inverz"e no TCG com no Hidden Arsenal de mesmo nome. Chegaram com o nome de Ritua, mas a Konami ocidental traduziu para Gishki.


Como a carta acima mostra, os Gishki rodam envolta de um estilo de jogo muito antigo e praticamente esquecido, que são os Ritual Monster. Sendo o único Archtype que os usa, são os mais poderosos nesse estilo. Mas não pensem que só por isso ele podem ser considerados bons. Eles tem search, draw, swarm, field e hand control e recycling. Tudo isso num deck de miseras 40 cartas.

Pode até parecer que estou dando muito credito para eles, mas quem conseguir jogar direito vai perceber a verdade.



Esses dois acima fazem o deck ter uma velocidade de busca surpreendente e fazem as Ritual Summon virarem brincadeira de criança. Enquanto Shadow busca as Ritual Spell, Vision pega os Ritual monsters. E alem disso, ambos tem um efeito que chega a dar dor de cabeça para qualquer adversário. Quando um Ritual de um WATER Ritual monster eles podem ser o único tributo. Talvez possa parecer apelão, mas o efeito de busca deles chega a deixar o segundo efeito encoberto. Tanto que se você não prestar atenção, vai perder duelos já ganhos por causa disso.


Gishki Ariel e Gishki Avance são, alem dos meus favoritos - talvez pela arte deles - dois ótimos searchs. Ariel é de longe a melhor, apesar do efeito ser FLIP os 1800 DEF dela compensam isso e pode te salvar a qualquer hora. Avance, pode ser uma faca de dois gumes, pois coloca o monstro no topo do seu Deck ao invés da sua mão. No entanto ele trabalho muito bem com Gishki Diviner. E pode ser buscavel por Sangan e     outros.


Acima temos uma dupla imbatível. Eles são os Recyclers dos Gishki. tanto recuperando Ritual Spells/Monsters ou Tributos para os mesmos. Beast faz tambem o principal Swarm desse tipo de deck. Uma jogada simples: Com Soul Ogre na mao, Marker e Aquamirror no grave, invoque Beast, pegue Marker e com o efeito do Marker pegue Aquamirror, use e tenha um Ritual de nível 8 prontinho.


Gishki Abyss também faz um pequeno Search para o deck, mas tem uma restrição maior, entretanto, os dois monstros buscáveis por ele vão, sem duvida te salvar de qualquer situação, então ele se torna indispensável. Chain é um Pot of Duality ambulante. Com uma desvantagem e uma vantagem; A desvantagem é que só podemos pegar uma carta Ritual. A Vantagem é que podemos escolher a ordem em que recolocamos as cartas e o oponente não vê o que pegamos, fazendo dele uma ótima carta.


Soul Ogre e Mind Augus são os dois primeiros rituais que apareceram, mas não é só por isso que merecem ser citados aqui. Mind Augus retorna 5 cartas de qualquer cemitério para o deck do dono, o que pode livrar você de cartas chatas como Plague e outros, como fazer cartas que estavam mofando no cemitério voltarem ao deck. 

O Segundo, alem de combar com Trade-In, tem o efeito de mandar para o deck qualquer carta no campo do oponente pelo custo de um Gishki da sua mão. Infelizmente as cartas devem estar face-up, mas não que atrapalhe no brilho do monstro.


Acima mais dois rituais das criaturas ocultistas. Tetrogre e Gustkraken. Tetrogre, às vezes, é deixado de lado por causa do efeito ser, um tanto quanto inútil e facilmente negado. principalmente se você estiver contra Dark Worlds. Mas eu gosto de deixar uma copia dele no deck por poder colocar o Aquamirror no grave e recuperar um Ritual mais forte de graça. Em compensação, Gustkraken pode ser considerado um dos melhores; olhar duas cartas do oponente e ainda devolver uma para o deck? Isso é ótimo!


Aqui temos os dois recém-chegados. Merrowgeist é uma carta que não vai te atrapalhar se usar, mas pode também não ajudar, como os gishki não usam muito o extra deck, ela acaba ficando bem situacional, mas pode ser útil. Agora Evigishki Zeal Gigas é o boss desse Archtype. 3200 de ATK, facil de fazer, adiciona Draw Power simplesmente pagando 1000 LP e ainda pode devolver uma carta pro deck?! Que atrocidade.

Aproveitando que comentei o Zeal Gigas, vou adiantar um pouco o post e pular para a parte final por um tempinho. Falar de uma carta que pode servir no ensopado de Gishki e vai fazer seu oponente querer te bater.


Oh my fucking god... Gente, quando eu digo que a Konami ta doida, é por causa disso! Superdimensional Robot Galaxy Destroyer não pode ser o nome real desse bicho. Isso é apelidinho fofo para ele. 5000 de ATK e com o efeito que tem?! Essa é a maior atrocidade de todas! Se fosse só ele tudo bem, mas Galaxy Queen's Light? Um combinho simples: Invoque Zeal Gigas, use o efeito dele, invoque Beast e outro Gishki qualquer e use Galaxy Queen's Light. Pronto. Você tem um megazord! Não é o bicho de sete cabeças que todo mundo pensou que fosse.

Beleza, voltando aos Gishki...

                  

Okay, alem do Aquamirror, os Gishki usufruem de outras duas Ritual Spell Cards. A Primeira, Gishki's Duplicate Soul Mirror usa os LP's para pode invocar um monstro, e a segunda pode usar os monstros do oponente, mas essa tem um custo alto: O Ataque do monstro invocado pela metade e você não pode conduzir a Battle Phase.

Ainda existem armadilhas para os Gishkis, mas eu não vou perder tempo falando delas, pois elas acabam ficando um tanto quanto escondida. Mas tem uma que vale a pena falar:


Aquamirror Meditation. Um efeito simples e extremamente útil. Pode fazer chain com cartas chatas como Heavy Storm e MST menos Night Beam e te traz de graça dois Gishki mortos prontos para serem usados novamente. Se tornou indispensável para qualquer deck do gênero.

Agora eu vou falar de Archtypes que podem servir com os Gishki. Como eu disse antes. Esse é a ultima parte do post, depois vou passar o meu Deck Gishki - lembrando novametne: Isso serve só como base. Funciona para mim, mas fica a serviço de vocês mudar ou não mudar. -


Sim, os amados/odiados Lightsworns. Com o grande aproveitamento de Grave dos gishki, as grandes mills das criaturinhas luminosas acabam ajudando um deck com os dois grupos. Eu particularmente nunca tentei jogar com esse tipo de deck pois eu sou um zero a esquerda com cartas de Mill, mas quem quiser tentar tem uma Lista de um Deck Gishkisworn no Blog Yu-Gi-Hoje.


Uma ideia bem bacana é misturar os Dragões Hieroglifos com os Gishki, sendo que os principais rituais dos Gishki são níveis 6 e 8, os dragões podem usufruir dessa vantagem e trazer seus poderosos Xyz para o campo rapidamente. Eu também nunca tentei essa por detestar os Hieratics, mas quem quiser tentar me manda uma Decklist nos comentario e eu vou gravar um vídeo explicado mostrando o resultado.


Algo tambem legal seria misturar os Herois do Destino, aproveitando Cartas como Convulsion of Nature e Archfiend's Oath para usar o efeito de D-HERO Diamond Dude e Gishki Diviner. Eu ja joguei com esse tipo de deck, e digo que é engraçado jogar com ele. 


Por que não juntar os Ocultistas submarinos com a capacidade de saltitar dos Frogs? quem já jogou contra Frogs sabe que ele chegam a irritar de tantas summons que fazem, então por que aproveitar disso e usa-los como sacrifico para rituais?


E os Djinn of Ritual? Eles tem efeitos que se aplicam a Ritual monster e podem dar uma dor de cabeça tremenda ao oponente, alem de poderem serem usados para rituais do cemitério. Eu já joguei com essa combinação e sei que funciona e eles te permitem usar uma carta-surpresa que vai fazer o oponente querer te matar de verdade: Tour Guide of the Underworld. Exatamente. Ela te permite pegar os Djinn's de novel 3 alem de permitir Xyz rank 3. 

Sem mais delongas, pois esse post ta ficando grande demais e eu não consigo me aguentar com tantas palavras, a Decklist.

Monsters (22)
Gishki Abyss 2x
Gishki Ariel 2x
Gishki Beast 2x
Gishki Chain 2x
Gishki Marker 2x
Gishki Shadow 3x
Gishki Vision 3x
Evigishki Gustkraken 1x
Evigishki Mind Augus 1x
Evigishki Soul Ogre 2x
Evigishki Tetrogre 1x
Evigishki Zeal Gigas 1x

Spells (11)
Book of Moon 1x
Contact with the Aquamirror 2x
Dark Hole 1x
Gishki Aquamirror 3x
Heavy Storm 1x
Monster Reborn 1x
Moray of Greed 2x

Traps (7)
Aquamirror Meditation 2x
Fiendish Chain 1x
Mirror Force 1x
Solemn Judgment 1x
Solemn Warning 1x
Torrential Tribute 1x

Extra (12)
Daigusto Emeral 1x
Evigishki Merrowgeist 1x
Gagaga Gunman 1x
Gem-Knight Pearl 1x
Kachi Kochi Dragon 1x
Lavaval Chain 1x
Maestroke the Symphony Djinn 1x
Number 39: Utopia 1x
Number 50: Black Corn 1x
Number C39: Utopia Ray 1x
Snowdust Giant 1x
Steelwarm Roarch 1x


É isso ai, espero que tenham gostado, da próxima vez trago um do Atributte WIND e depois os LIGHT. So então os Darklords vem. Se quiserem me desafiar no DN com os Decks Gishki de vocês o nick é o mesmo que eu uso no blog. Smell ya later.

---------------------

Curiosidades:
Ritua, o nome original dos Gishki é um anagrama com Ritual, termo usado no TCG para o tipo de invocação usado no deck. Enqunto Gishki significa Ritual em japonês, portanto o nome continua no mesmo sentido.

Todos os gishki usam um Aquamirror, como colar, grudado no corpo ou em qualquer outro acessório. O nome original desse espelhinho maligno é "Blue Sapphire Mirror" -Espelho de Safira Azul-

Nenhum comentário:

Acessos até agora